São Paulo – O Campeonato Sul-Americano Sub-20, que acontece na Colômbia, começou na última quinta-feira (19) para o Brasil, que começou com vitória diante do Peru. Os torneio vale vaga para o Mundial na Indonésia e os jovens brasileiros vão com a missão de trazer o título para casa.
Sob a sombra de nomes como Endrick e Marcos Leonardo, que foram dispensados, a molecada da Seleção de base tem talentos que prometem fazer a diferença no time treinado por Ramon Menezes.

Robert Renan e Vitor Roque são destaques da Seleção brasileira sub-20 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Confira a lista de 10 destaques do Brasil no Sul-Americano:
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Mycael foi revelado em Rondônia e não demorou a chamar atenção pelo reflexo, habilidade com os pés e boas defesas. Em 2018, o atleta mudou de ares e foi para o Athletico-PR, considerado um clube que vem formando goleiros de ponta como Weverton e Santos. Desde 2020 o goleiro é convocação constante nas categorias de base da Seleção brasileira.
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Robert Renan é um dos capitães da Seleção brasileira. O zagueiro do Corinthians é conhecido por ser um defensor ‘moderno’, que tem boa capacidade de construção e é muito eficiente em combates diretos. O jogador foi destaque da temporada corinthiana e foi emprestado ao Zenit na negociação do Alvinegro por Yuri Alberto.
(Foto: Reprodução/Instagram/@savinho)
Atualmente no PSV, da Holanda, Savinho é um dos que mais tem rodagem pelo profissional. Revelado pelo Atlético-MG em 2020, o jogador venceu três títulos com o Galo. O atacante foi negociado por 6,5 milhões de euros, em 2021.
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Jogando no Fluminense de Fernando Diniz, Alexsander é um dos jogadores mais versáteis da Seleção brasileira sub-20. No time carioca, o jogador mostrou atuações seguras, tanto no meio-campo quanto na lateral esquerda.
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Revelado pelo Vasco, Andrey Santos viveu uma ascensão rápida no Vasco. Após ter se consolidado nas categorias de base, o meio-campista ganhou espaço na equipe profissional. O meio-campista foi fundamental no acesso do Cruz-Maltino à elite do futebol, no ano passado. Com desenvoltura e habilidade na troca de passes, Andrey é o capitão da equipe de Ramon Menezes.
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Ao lado de Andrey, Marlon Gomes foi um dos pilares do acesso do Vasco à elite do futebol brasileiro. Certamente, o entrosamento entre os dois é um dos trunfos da Seleção brasileira na Colômbia. Versátil e com habilidade, o jogador tem a confiança do treinador para atuar em outras posições.
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
A versatilidade também passa pelos pés de Guilherme Biro. Conhecido por atuar tanto na lateral quanto na ponta no Corinthians, o atleta tem o desafio de se afirmar como distribuidor de jogadas da equipe canarinha. Trata-se de mais um jogador que cresceu com atuações na seleção brasileira. Biro foi convocado na Seleção Sub-15 em 2019 com frequência.
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Vitor Roque é o destaque ofensivo da Seleção brasileira no torneio. O camisa 9 é a maior esperança de gols para levar o Brasil de volta para o Mundial. Aos 17 anos, Roque já soma 52 partidas e 13 gols por Cruzeiro e Athlético-PR, onde foi um dos grandes nomes da campanha do Furacão no vice-campeonato da Libertadores do ano passado.
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Aos 16 anos, Luis Guilherme é mais um da geração ‘Endrick’ no Palmeiras. A joia do Verdão estava disputando a Copinha e foi um dos destaques Alviverde no campeonato. Luis, no entanto, foi convocado somente após a liberação de outros nomes da Seleção.
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Aos 16 anos, Pedro ou ‘Pedrinho’ é um dos caçulas da Seleção brasileira nesse Sul-Americano. O atacante já estava jogando a Copinha pelo Corinthians quando recebeu a convocação para se juntar a delegação do Brasil. Promessa de gols, Pedro recebeu ainda mais atenção por estar envolvido na negociação de Yuri Alberto com o Zenit, da Ucrânia.