Conheça 4 goleiros artilheiros além de Rogério Ceni

Goleiros artilheiros são considerados uma aposta de sorte tanto na defesa quanto no ataque

São Paulo – Fazer um gol é a parte mais importante de uma partida de futebol. Mas, quando os responsáveis por impedir que a bola encontre o fundo do gol se tornam aqueles que balançam as redes do adversário, esse evento se torna ainda mais especial. É por isso que os goleiros artilheiros são considerados uma aposta de sorte tanto na defesa quanto no ataque!

blank

(Foto: Divulgação)

Como você deve saber, o título de maior goleiro artilheiro da história do futebol pertence ao brasileiro Rogério Ceni, que ao longo da carreira somou incríveis 131 gols. Mas Ceni não é o único. Apesar de raros, alguns goleiros marcaram a história por balançarem as redes. Você conhece os maiores goleiros artilheiros? Confira quem são eles!

O segundo maior goleiro artilheiro de todos os tempos

O Paraguai também tem um representante na lista de maiores goleiros artilheiros do mundo: José Luis Chilavert, que marcou 67 gols. A habilidade do paraguaio nas cobranças de faltas e pênaltis tornou Chilavert famoso mundialmente.

O goleiro começou sua carreira no time da sua cidade natal, o Sportivo Luqueño. Em seguida, vestiu a camisa do Club Guarani e depois, em 1984, assinou contrato com o time argentino San Lorenzo. Ali, Chilavert se destacou e chamou a atenção do futebol europeu.

Em 1988, o goleiro foi para a Espanha, onde jogou no Real Zaragoza até 1991, ano em que passou a jogar no clube argentino Vélez Sarsfield.

Vestindo a camisa número um do Vélez, Chilavert fez história. O goleiro participou da conquista de títulos importantes, como por exemplo, a Libertadores e o Mundial, ambos em 1994, vencendo o São Paulo e o Milan, respectivamente.

Chilavert tinha outro traço muito marcante: a sua personalidade forte e polêmica. Isso ficou muito claro durante as eliminatórias para a Copa de 2002. Na ocasião, o Brasil venceu o Paraguai por 2×0. Ao final do jogo, Chilavert e Roberto Carlos se cumprimentaram e o goleiro cuspiu no jogador brasileiro.

Tamanho não é documento

O mexicano Jorge Campos também integra a lista de artilheiros. Jorge fez seu primeiro teste para atuar como goleiro aos 17 anos, mas foi recusado por ter uma altura baixa para a posição, com apenas 1,68m. Mas ele não desistiu e depois de muita insistência, aos 19 anos, conseguiu entrar para o time reserva do Pumas.

Durante a sua primeira temporada no clube, Jorge também atuou como atacante, marcou 14 gols e esteve na lista de artilheiros do campeonato. Quando assumiu a titularidade na posição de goleiro, seguiu fazendo gols. A partir de 1995, o mexicano passou por diversos times, incluindo o Atlante e o Los Angeles Galaxy, clubes em que atuou simultaneamente.

Ao longo de sua carreira, Jorge atingiu a marca de 46 gols, e seus feitos não param por aí. Ele é ainda o detentor de um recorde impressionante: o mexicano foi o goleiro que fez mais gols com a bola rolando, ao todo foram 35.

Jorge também ficou marcado por usar uniformes chamativos e vibrantes que ele mesmo desenhava. A inspiração para criar as peças veio da cena do Surf em sua cidade natal, Acapulco.

Mais um brasileiro na lista

O próximo nome da nossa lista dos goleiros artilheiros é do brasileiro Márcio que, entre pênaltis e cobranças de faltas, marcou 43 gols em sua carreira. Ele é o segundo maior goleiro artilheiro do país, ficando atrás apenas de Rogério Ceni.

Márcio iniciou sua carreira no Bahia, mas, por falta de oportunidades, acabou indo para o Atlético Goianiense, onde escreveu uma história memorável. Na época, o time de Goiânia enfrentava uma fase ruim e buscava se reerguer. Logo em seu primeiro ano no clube, Márcio ajudou o Atlético a levar o título do Campeonato Goiano, feito que não ocorria há 19 anos.

O goleiro também participou de outros momentos importantes para a história do time, como o acesso de volta para a série A do Brasileirão e a conquista de mais três títulos do Campeonato Goiano. Em 2016, Márcio assinou contrato com o Goiás e encerrou um ciclo no Atlético, time onde disputou 532 jogos e marcou 37 gols.

Um escorpião chamado René Higuita

A habilidade e irreverência de René Higuita fizeram dele o goleiro mais importante da história do futebol da Colômbia. Conhecido por sair jogando da pequena área, Higuita marcou 41 gols em sua trajetória.
René conquistou os títulos mais importantes de sua carreira enquanto jogava pelo Atlético Nacional: o Campeonato Colombiano de 1984, a Copa Interamericana em 1990 e 1997, e a Copa Libertadores, em 1989.

Mas foi em 1995, durante um amistoso entre as seleção da Colômbia e da Inglaterra, que Higuita fez a jogada que escreveria seu nome na história do futebol: a chamada “defesa escorpião”. René defendeu o chute de Jamie Redknapp com os calcanhares, em um movimento semelhante ao da cauda de um escorpião.

Anúncio