Manaus – A Copa da Floresta chegou em sua reta decisiva e, neste momento, apenas quatro das 45 seleções participantes seguem na disputa pelo histórico troféu. Uma dessas equipes é Iranduba, que chegou até as semifinais, após conquistar a região 2 da maior competição de futebol não profissional da região Norte do Brasil. Em busca de uma vaga na grande final, a seleção irandubense encara Fonte Boa, campeã da região 1, pelo jogo de ida, neste sábado (7), às 15h30, no CT do Manaus.
Invicta jogando sob seus domínios, a seleção de Iranduba aposta no retrospecto positivo em casa para chegar à decisão da Copa da Floresta. Em solo irandubense, foram três jogos, com duas vitórias e um empate da equipe da casa. A única derrota de Iranduba na competição aconteceu diante de Manaquiri, fora de casa.
O presidente da liga esportiva de Iranduba, Francisco Cunha Júnior, comentou sobre a trajetória até chegar entre as quatro melhores seleções e destacou o desempenho da equipe quando joga diante do torcedor irandubense.
“Tivemos muitas dificuldades ao longo desta Copa da Floresta. O estádio da nossa cidade está em reforma e a logística também é sempre desafiadora, tanto nos jogos como mandante, quanto como visitante, em Manacapuru, Manaquiri e Codajás. Porém, soubemos administrar os resultados conquistados nos jogos em casa. O fator casa tem nos ajudado bastante, jogar diante da nossa torcida nos dá um ânimo a mais, para fazermos um bom jogo e representar bem o nosso município”, declarou o presidente.
Semifinal
Campeã da região 2 da Copa da Floresta, Iranduba disputa a classificação para a grande final diante de Fonte Boa, que conquistou a região 1 da competição. O duelo de ida do confronto está marcado para este sábado (07/09), às 15h30, no CT do Manaus FC, no município de Iranduba. A partida decisiva será realizada duas semanas depois, no dia 21 de setembro, às 15h, no Estádio Padre José Van Roy, em Fonte Boa.
A seleção classificada avança para disputar o título da Copa da Floresta diante do vencedor da outra semifinal entre Humaitá e Silves. A decisão será realizada na casa da seleção de melhor campanha geral.
Trajetória
Para chegar até as semifinais da Copa da Floresta, a seleção irandubense passou por três fases eliminatórias, nas quais conquistou três vitórias, dois empates e sofreu apenas uma derrota, em seis jogos. Nessa campanha, Iranduba marcou nove gols e sofreu seis. Dois desses nove gols foram marcados por Valdir, artilheiro da seleção na Copa da Floresta.
Na primeira fase que disputou, a equipe eliminou Manacapuru, nos pênaltis, após empate dois empates, um em 1 a 1 e outro sem gols. Na fase seguinte, deixou para trás a seleção de Manaquiri, com uma vitória por 4 a 2, no placar agregado. Já nas quartas de final, Iranduba venceu Codajás por 4 a 3, na soma dos placares dos dois jogos.
O município
Localizado na região metropolitana de Manaus, Iranduba fica apenas 19 quilômetros da capital amazonense. O município conta atualmente com uma população de aproximadamente 61 mil habitantes, seguindo última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Situada entre os rios Negro e Solimões, Iranduba destaca-se por suas riquezas artísticas e históricas. O município abriga dois dos principais polos de produção de artesanato do estado. O trabalho de destaque é realizado pelas comunidades dos lagos Janauari e Acajatuba. Além disso, Iranduba é o município do Amazonas com maior número de sítios arqueológicos registrados. Até o momento, mais de 100 sítios foram descobertos em terras irandubenses.