Espanha – Real Madrid e Barcelona disputam a final da Copa do Rei, neste sábado (26), em Sevilha. As duas tradicionais equipes não se encontram em uma final de competição nacional desde 2014, o que faz da partida de amanhã uma grande atração para os torcedores espanhóis. Mas é aqui no Brasil que o jogo ganhou ainda mais importância nos últimos dias.

(Foto: Marc Graupera/FC Barcelona)
Além do título para um dos clubes, o jogo pode definir o destino de peças-chaves do futebol brasileiro, como o comando da nossa seleção.
Carlo Ancelotti entra no Estádio Olímpico de la Cartuja, em Sevilha, como técnico do Real Madrid, mas pode deixar o campo sem emprego, dependendo do resultado da partida. Mesmo que não ocorra uma demissão, a má campanha do Real Madrid na temporada pode influenciar para uma possível saída antecipada de Ancelotti.
Neste cenário, o técnico italiano volta a ser opção para o comando da seleção brasileira, um desejo que o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, nunca escondeu. Ancelotti, por sua vez, nunca fez referências públicas sobre ser candidato ou de ter interesse em assumir a seleção brasileira.
A novela sobre a “opção Ancelotti” como técnico da seleção brasileira ainda pode se estender por algumas semanas. A próxima data importante será 11 de maio, quando Real Madrid e Barcelona voltam a se enfrentar, desta vez pela La Liga, o Campeonato Espanhol. A depender dos resultados, o Real Madrid pode se distanciar de vez do Barcelona e deixar escapar a possibilidade de levantar o título nacional. Seria mais uma oportunidade para a CBF tentar convencer Ancelotti a trocar a Espanha pelo Brasil.
‘Geladeira’ para Endrick
Ancelotti também está no foco dos brasileiros após a dura bronca que deu ao atacante Endrick. O treinador se irritou com a chance desperdiçada pelo brasileiro durante a partida contra o Getafe, pelo Campeonato Espanhol, na quarta-feira (23). Endrick tentou dar uma “cavadinha’ diante do gol, mas a jogada não deu certo e o goleiro adversário agarrou a bola com facilidade. Minutos após o lance, Endrick foi substituído. O Real Madrid venceu a partida por 1 a 0.
Agora, especula-se que o brasileiro possa ficar na ‘geladeira’ nos próximos jogos. Na Copa do Rei, Endrick disputou cinco jogos, sendo quatro como titular. Ele também é o artilheiro da competição, com cinco gols, ao lado de Julián Alvarez, do já eliminado Atlético de Madrid.
Deixar Endrick de fora neste jogo e nos próximos também significa menos oportunidades para o brasileiro se apresentar para ter chances em futuras convocações para a seleção brasileira.