Rio de Janeiro – A sequência de partidas da Seleção Pré-Olímpica em curto espaço de tempo – serão sete jogos em 20 dias -, requer atenção especial às condições físicas dos atletas. E, nesse aspecto, o torcedor pode ficar tranquilo.
“Está tudo de acordo com nosso planejamento. Temos atletas que vão somar seis dias de descanso, sem competir. Isso é importante porque recupera a musculatura deles. Estão todos muito entusiasmados, prontos para entrar nos jogos com fome, com potência, com energia para poder desenvolver o seu melhor”, disse o preparador físico da Seleção Pré-Olímpica, Leonardo Cupertino.
Depois de obter a maior pontuação entre as dez equipes do Pré-Olímpico na fase de grupos, a Seleção Brasileira volta a campo na segunda-feira (5) para enfrentar o Paraguai, em Caracas, já pelo quadrangular final da competição.
A utilização de um time alternativo na última partida, contra a Venezuela, possibilitou que vários atletas com menos minutagem no torneio pudessem atuar. Isso abriu espaço para que outros descansassem.
“Isso só foi possível graças à nossa evolução jogo a jogo, com três vitórias desde a estreia. A gente está vendo a Seleção Brasileira crescer na competição, chegando no seu melhor no momento mais decisivo do Pré-Olímpico. Isso nos deixa muito seguros.”
Leonardo Cupertino tem 25 anos de carreira. Em 2007, trabalhou na mesma função pela seleção de Guiné Equatorial. Esteve também em clubes da Coreia do Sul e Catar. No Brasil, passou por Bahia, Vasco, Vitória, Criciúma, América-MG, e Coritiba, entre outros.
O profissional integrou o grupo campeão do Sul-Americano Sub-20 de 2023, oportunidade em que a Seleção era comandada por Ramon Menezes.