Quem são os times brasileiros que nunca foram rebaixados para a Série B?

Atualmente, apenas quatro clubes no futebol brasileiro nunca foram rebaixados

São Paulo – O tempo vai passando e, no futebol brasileiro, apenas um seleto grupo de times pode afirmar com todas as letras que nunca caíram para a segunda divisão do nacional. Essa lista, que até pouco tempo atrás era de cinco clubes, passou para três e voltou a ter quatro por um motivo curioso. Mas, afinal de contas, você sabe quem são os times brasileiros que nunca foram rebaixados para a Série B? 

(Foto: Dom Le Roy / Pexel)

Atualmente, apenas quatro clubes no futebol brasileiro nunca foram rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro. Essa era uma lista um pouco mais inchada até menos de uma década atrás, quando Cruzeiro e Internacional ainda faziam parte. Tanto o Colorado quanto a Raposa, no entanto, acabaram visitando a segunda divisão recentemente.

Ainda assim, três clubes se mantêm firmes com a conquista de nunca terem caído para a segunda divisão. Um quarto nome nessa lista aparece por uma jornada um pouco diferente: começou de baixo recentemente, ascendeu para a elite do futebol nacional e nunca mais voltou a disputar uma série inferior.

Dito isso, saiba agora quem são os quatro times que nunca foram rebaixados à Série B do futebol brasileiro: 

São Paulo 

O São Paulo Futebol Clube faz parte do seleto grupo de times que nunca foram rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Paulista, inclusive, poucas vezes chegou a de fato estar na briga para não ser rebaixado para a segunda divisão, tendo escapado de todos esses poucos momentos. 

Algumas das piores campanhas do São Paulo no Campeonato Brasileiro aconteceram no começo da década de 2010. Em algumas edições, o Tricolor Paulista acabou ficando na parte de baixo da tabela ao término da competição – mas nunca tão próximo da zona de rebaixamento para a Série B.

Atualmente, o São Paulo é o quinto time com maior número de títulos do Campeonato Brasileiro. São seis conquistas do clube tricolor, sendo que elas ocorreram nos seguintes anos: 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008. O time é, inclusive, o único a ser tricampeão consecutivo da Série A.

Ainda que nunca tenha sido rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, já faz tempo que o São Paulo não levanta o caneco da primeira divisão. O clube está em uma fila de espera há mais de uma década, visto que a última vez que terminou a competição como vencedor foi em 2008.

Flamengo 

O seleto grupo de times brasileiros que nunca foram rebaixados para a Série B do Brasileirão também conta com o Flamengo. O rubro-negro é um dos poucos clubes que pode ser orgulhar de nunca ter disputado uma única edição sequer da segunda divisão do nacional. 

Assim como o São Paulo, a equipe do Rio de Janeiro também nunca esteve tão próxima de disputar a segunda divisão. Ainda assim, também teve algumas temporadas bastante difíceis no começo da década de 2010. Talvez o ano em que o Flamengo tenha estado mais perto de ter sido rebaixado foi em 2001, quando se salvou na última rodada e terminou na 24ª colocação – em uma temporada que contava com 28 equipes.

Desde então, o Flamengo vem mantendo uma certa regularidade e quase sempre acaba na parte de cima da tabela. Não há como negar que é um dos times mais gigantes do futebol brasileiro, uma vez que também é um dos que mais levantou taças em toda a história do esporte do nosso país.

Atualmente, o Flamengo é o quarto time que mais conquistou a Série A do Campeonato Brasileiro. São oito títulos da primeira divisão do nacional, que ocorreram nos seguintes anos: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020. Recentemente, rubro-negro vem sendo cotado como um dos favoritos ao título desde a primeira rodada.

Santos 

A tríplice coroa dos times brasileiros que nunca foram rebaixados para a Série B do Brasileirão conta com a participação, também, do Santos. O Peixe, que tem uma importância histórica gigantesca para o sucesso do futebol brasileiro como um todo, nunca deu às caras na segunda divisão.

Por muito tempo, inclusive, o Santos foi considerado como o melhor time brasileiro de todos os tempos. Afinal de contas, teve em seu elenco ninguém mais ninguém menos do que o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé – que venceu dezenas de títulos com a camisa santista. 

Por mais que nunca tenha sido rebaixado, em comparação com São Paulo e Flamengo, talvez o Santos seja o time que por mais vezes lutou contra o descenso. Nos últimos anos, o time vem atuando na parte de baixo da tabela da Série A do Campeonato Brasileiro por diversas vezes. 

O ano de 2023, por exemplo, é simbólico. A falta de resultados e o futebol ruim fez com que muitas pessoas acreditassem que esse seria o ano do rebaixamento do Santos. O Peixe ainda briga contra tal, mas, faltando poucas rodadas para o fim da competição, já respira um pouco mais aliviado. 

Cuiabá 

E para fechar a lista dos times brasileiros que nunca foram rebaixados para a Série B, temos um “estreante”: o Cuiabá. O clube do Mato Grosso tem uma história bastante diferente de São Paulo, Flamengo e Santos – mas mesmo assim consegue figurar neste seleto grupo de times.

Isso porque o Cuiabá já disputou divisões inferiores – afinal de contas, começou de baixo. O time, no entanto, foi subindo, subindo e, em 2021, conseguiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Desde então, nunca mais foi rebaixado – e por isso está presente nesta lista. 

São Paulo

Santos 

Flamengo

Cuiabá 

Anúncio