Raphael Claus e Wilton Pereira vão representar o Brasil na Copa do Mundo

Outros cinco auxiliares do Brasil também estarão no Catar, entre eles Neuza Back, a única mulher representando o Brasil

São Paulo – O Comitê de Arbitragem da Fifa anunciou nesta quinta-feira (19) a lista de árbitros selecionados para apitar os jogos da Copa do Mundo do Catar. Entre os 36 nomes divulgados estão os brasileiros Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio. Além deles, outros cinco auxiliares do Brasil também estarão no Catar, entre eles Neuza Back, a única mulher representando o País no Mundial.

(Foto: Divulgação Cesar Greco / Conmebol)

Além de Neuza Back, os auxiliares brasileiros escolhidos foram Bruno Boschilia, Rodrigo Figueiredo, Danilo Simon e Bruno Pires. Segundo a Fifa, os 36 árbitros, 69 auxiliares e 24 nomes selecionados para comandar o VAR (árbitro de vídeo) foram escolhidos em colaboração com as seis confederações (Conmebol, Uefa, Concacaf, CAF, AFC e OFC).

O critério usado na seleção levou em conta a qualidade dos profissionais, além da perfomance em torneios da Fifa, assim como o trabalho desempenhado em competições nacionais e internacionais nos últimos anos.

O processo de seleção começou um ano depois do Mundial da Rússia, em 2019, com mais de 50 trios de arbitragem sendo observados como possíveis candidatos e passando por uma preparação intensa. A pandemia do novo coronavírus, no entanto, atrasou o planejamento da Fifa, mas a entidade assegura que toda a preparação pensando na Copa será feita com os profissionais escolhidos.

Mulheres na Copa

A arbitragem da Copa do Catar já será histórica por conta da decisão de Fifa de escalar mulheres para apitar alguns jogos. Serão três árbitras — a francesa Stéphanie Frappart, a ruandesa Salima Mukansanga e a japonesa Yoshimi Yamashita — e três assistentes, entre elas Neuza. As demais são a mexicana Karen Díaz Medina e a americana Kathryn Nesbitt.

Minimizar erros

Os árbitros selecionados participarão no meio do ano de diversos seminários (em Assunção, Madrid e Doha), para revisar e analisar vídeos de situações reais de jogo, e estarão presentes em sessões práticas de treinamento juntamente com jogadores, o que será fundamental para os participantes receberem feedbacks instantâneos dos instrutores.

Anúncio