Goleada da Croácia deixa o Brasil perto das oitavas

Será a terceira partida do Brasil no Grupo A, que precisa, no entanto, somar ao menos um ponto

Manaus – A vitória de 4 a 0 da Croácia sobre Camarões nesta quarta-feira (18), em Manaus, deixa o Brasil com um pé nas oitavas de final da Copa do Mundo, uma vez que o time africano entrará em campo na próxima segunda, em Brasília, contra a seleção, já eliminado e sem disposição. Cumpre tabela apenas. Será a terceira partida do Brasil no Grupo A, que precisa, no entanto, somar ao menos um pontinho. Croácia e México, teoricamente, disputariam a segunda vaga da chave. Os mexicanos têm quatro pontos, o mesmo que o Brasil e um a mais que os croatas. Portanto, também joga pelo empate.

O cenário desastroso para o Brasil seria uma derrota para Camarões e um empate entre México e Croácia. Se essa combinação ocorrer, a decisão sairá no saldo de gols. E o Brasil estaria eliminado.

Com a derrota, o time de Felipão permaneceria com os mesmos quatro pontos – três da vitória sobre a Croácia e um no empate com o México. O empate entre mexicanos e croatas classificaria o time da América do Norte em primeiro lugar, com cinco pontos, e deixaria a Croácia empatada em números de pontos com a seleção de Felipão, mas com melhor saldo de gols. Seria uma tragédia para o Brasil.

Para não correr riscos, a seleção precisa ao menos de um empate diante dos camaroneses. A igualdade levaria o Brasil para cinco pontos, um a mais do que a Croácia se ela empatar com o México e o mesmo número de pontos dos mexicanos. A primeira posição ficaria então com o Brasil pelo saldo de gols. Mas se o México ganhar da Croácia e o Brasil empatar com Camarões, a primeira vaga seria dos mexicanos.

Se der Croácia contra o México, o time da Europa somaria seis pontos e se classificaria. O Brasil então só perderia a vaga para o México em caso de derrota para Camarões por goleada. Desta forma, a seleção permaneceria com quatro pontos, como o México, e a segunda vaga do Grupo A sairia do saldo de gols.

O cenário perfeito para o Brasil e com o qual todos os jogadores contam é uma vitória diante do eliminado time de Camarões. “Para nós vai ser uma decisão. Não é hora de poupar ninguém. Por isso que o empate com o México não foi tão ruim assim”, disse o goleiro Julio Cesar.

Da mesma forma, o capitão Thiago Silva não imagina outro resultado para o Brasil a não ser a vitória. Com os três pontos, a seleção estará classificada. E só perderia o posto de primeiro da chave se o México aplicasse uma goleada sobre a Croácia. As posições dos times seriam então arranjadas pelo saldo de gols.

 

Anúncio