Idosos superam adversidades para participar da Olimpíada da Terceira Idade

Programação da Prefeitura de Manaus continua nesta quinta-feira, com provas de atletismo na Vila Olímpica

Manaus – A superação faz parte do cotidiano de cada atleta e, na Olimpíada da Terceira Idade, realizada pela Prefeitura de Manaus, não é diferente. Os idosos superam enfermidades e os treinos do dia a dia para se consagrarem campeões. E foi assim nesta quarta-feira (25), com a disputa de seis modalidades no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul.

Quase 3 mil idosos se preparam o ano todo para participar da Olimpíada da Terceira Idade. No dia em que é realizado o maior número de modalidades, seis no total, os gerontoatletas precisaram superar suas limitações para competir.

A Olimpíada da Terceira Idade estimula quase 3 mil idosos a se preparar para participar do evento da Prefeitura de Manaus (Foto: Marcio James/Semcom/Divulgação)

É o caso de Joaquina Queiroz, representante do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Ninimberg Guerra, que aos 81 anos é uma das mais idosas da competição e, mesmo com dificuldades por conta de dores no joelho, osteoporose e hérnia de disco, não se abala e até já conquistou uma medalha de bronze pela bocha.

“Para mim está tudo bem. Eu me sinto bem demais participando da Olimpíada da Terceira Idade. Já ganhei uma medalha pela bocha e vamos em frente, sem parar”, contou.

A representante do CEL Armando Mendes, Maria Iolanda, 71, sofre de artrose no joelho, mas não mede esforços para treinar e competir em bom nível. Campeã na natação, ela tem rotina de treinos e hidroginástica na Ponta Negra. Com 36 medalhas na Olimpíada, ela vai em busca de novas conquistas.

“A gente que participa das atividades se sente bem melhor, vive mais, é mais feliz e a minha deficiência no joelho não me empata em nada. Eu me sinto feliz, fico mais jovem, mais bonita, e todos os idosos deveriam fazer a mesma coisa”, disse, aproveitando para convidar os idosos para o evento.

“Eu faço o convite para as amigas da minha idade ou mais velhas que venham, participem, que é bom. Aqui a gente conhece pessoas novas e faz amizade. É maravilhoso”, finalizou.

Programação

Dia 26 – Atletismo, na Vila Olímpica, das 15h às 18h30

Dia 27 – Concurso de dança/baile, no Parque do Idoso, das 17h às 20h

Anúncio