Doha – Depois de 38 anos, Flamengo e Liverpool voltaram a se enfrentar numa partida pela final do Mundial de Clubes da Fifa. Dessa vez, o time carioca não levou a melhor e foi superado pelo Liverpool, que garantiu a vitória no primeiro tempo da prorrogação. O jogo foi realizado na tarde deste sábado (21), no Estádio Khalifa International, em Doha, no Catar.
Em Manaus, torcedores se concentraram em diferentes pontos. Uma das maiores concentrações aconteceu no Copacabana Choperia, na zona oeste de Manaus, que contou com a presença de uma das torcidas organizadas do Flamengo.
A partida
No primeiro tempo, a partida terminou empatada em zero a zero, com pressão do time inglês no início, mas domínio de bola do Flamengo nos minutos que se seguiram. Os rubro-negros tiveram várias chances de marcar, mas o jogo permaneceu disputado lance a lance, mesmo sem a rede balançar.
O segundo tempo começou com outra grande jogada do Liverpool, que por pouco não abriu o placar no estádio Khalifa. Henderson domina na intermediária e lança para Firmino na entrada da área. Ele espera o quique da bola, tira de Rodrigo Caio com com um toque e chuta de canhota. A bola bateu na parte interna da trave, cruzou de volta a pequena área e saiu pela linha de fundo.
O Liverpool cresceu na segunda metade da etapa final e criou boas oportunidades. Diego Alves, que até então tinha tido menos trabalho que Alisson, precisou se esforçar. Jorge Jesus mexeu na equipe. O primeiro a sair foi Arrascaeta para a entrada de Vitinho, aos 31. Cinco minutos depois, Diego substituiu Everton Ribeiro.
O time brasileiro, entrou em campo com todos os titulares escalados pelo técnico Português Jorge Jesus: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí, Filipe Luís, William Arão, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.
Já o time europeu, campeão da Champions League, iniciou a partida com Alisson, Andrew Robertson, Joseph Gomez,Virgil Van Dijk, Alexander Arnold, Oxlade-Chamberlain, Jordan Henderson, Naby Keita, Sadio Mane, Roberto Firmino e Mohamed Salah.
Prorrogação
O jogo foi para a prorrogação e o ritmo diminuiu. O Liverpool passou a retardar o jogo e escapar somente na boa. O Flamengo, por sua vez, mostrava mais cansaço. Gabigol sentiu cãibras e Bruno Henrique colocou a mão no posterior da coxa.
Aos oito, o Flamengo fez boa jogada pela esquerda e Felipe Luis cruzou no segundo pau. Gabigol cabeceou para trás para ninguém e acionou o contra ataque inglês. Mané foi lançado e avançou para a área. Rafinha chegou na marcação e o senegalês virou para o meio para a chegada de Firmino. O atacante brasileiro tirou Rodrigo Caio e Diego Alves da jogada e chutou mandou para o fundo da rede.
Ainda no final da partida, aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação, o empate esteve ao alcance nos pés do jovem Lincoln. Vitinho dominou na direita e cruzou rasteiro. Lincoln, um pouco além da bola, tentou a conclusão mas não pegou bem e mandou para fora.
Sem comemoração
Após o término da partida, a tristeza tomou conta dos flamenguistas que planejavam diversas comemorações na capital amazonense. “Infelizmente a tão sonhada vitória não veio. Mas isso não apaga o brilho e o ano espetacular que tivemos como flamenguistas. Foi um ano de muitas conquistas. O futebol é isso. Agora é seguir em frente acreditando em novas conquistas na próxima temporada”, ressaltou Júnior Oliveira, 26, torcedor flamenguista manauara.