Centro de convivência terá três competições de artes marciais, neste sábado

Os eventos são: 17° Eco Open de Taekwondo, o 6° Campeonato Amazonense de Poomsae e o 3° Festival Curumim de Taekwondo

Manaus – As artes marciais irão dominar o Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, situado no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus, neste sábado (3), a partir das 8h, com a realização de três eventos na área de lutas, que são o 17° Eco Open de Taekwondo, o 6° Campeonato Amazonense de Poomsae e o 3° Festival Curumim de Taekwondo.

Centro de convivência terá três competições de artes marciais, neste sábado (Foto: Mauro Neto)

Organizados pela Federação de Taekwondo do Estado do Amazonas (FTKDAM), os eventos contam com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e terão entrada gratuita.

Com a participação de aproximadamente 120 atletas nos três eventos, a maioria está inscrita para o 17º Eco Open de Taekwondo, que terá esportistas de todas as faixas, além de servir de seletiva para a Copa do Brasil da modalidade, na categoria faixa preta. Em seguida está o 3º Festival Curumim, que contará com lutas simuladas, para crianças de até 11 anos. O 6º Amazonense de Poomsae, teve o menor número de inscritos.

Calendário

Para o professor Raimundo Gomes, que esteve 20 anos à frente da Federação, estas competições são importantes para o crescimento e divulgação do esporte.

“Os eventos fazem cumprir o calendário da Federação com relação às seletivas e são importantes para que o público crie familiaridade com o esporte e assim novos adeptos surjam, levando o esporte à outros patamares, apesar das dificuldades”, disse.

Premiação

Todos os eventos irão premiar com medalhas os seus participantes, do primeiro ao quarto lugar de cada categoria individual. Nas competições coletivas, serão premiadas com troféus as equipes da primeira à quinta colocação.

Poomsae

O Poomsae é uma modalidade que necessita de um alto domínio do praticante sobre si mesmo. Sua tradução significa “fórmulas ou “formas”, e é praticado tradicionalmente nas artes marciais coreanas. Sua prática consiste em uma luta imaginária, com movimentos de ataque e defesa, caracterizada pelo equilíbrio entre o corpo e a mente, como o Kata, do karatê.