Festival Paralímpico chega em Manaus e deve atrair mais de 7 mil jovens

O Festival Paralímpico faz parte das celebrações do Dia Nacional do Atleta Paralímpico e foi instituído a partir do Decreto de Lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012

Manaus – Pela primeira vez, Manaus vai ser sede do Festival Paralímpico, neste sábado (22), das 8h às 12h, na Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, zona centro-oeste. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

(Foto: Cleomir Santos/ Arquivo)

A Semed já organiza os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), considerado pelo CPB como o maior evento esportivo adaptado do País. Junto com 48 cidades em todo o País e o Distrito Federal, a secretaria firmou um termo de parceria com CPB para a realização do evento, em sua 4ª edição, que reunirá 7,2 mil crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos.

O Festival Paralímpico faz parte das celebrações do Dia Nacional do Atleta Paralímpico e foi instituído a partir do Decreto de Lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012. Durante o festival, são desenvolvidas atividades nas modalidades de atletismo, basquete em cadeiras de rodas, bocha, futebol de cinco (para pessoas com deficiência visual), futebol de sete (para paralisados cerebrais), goalball, judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e vôlei sentado.

A comemoração do Dia Nacional do Atleta Paralímpico é uma alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, desde 2005.

Anúncio