Manaus ganha novos espaços para o esporte comunitário

Em cinco anos, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) implantou na capital 49 academias ao ar livre, entre outras áreas desportivas. Meta é melhorar qualidade de vida da população

Manaus – Desde 2013, a população de Manaus ganhou mais atividades de fortalecimento às práticas esportivas e ao lazer. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), construiu espaços esportivos para as atividades de rua, como os projetos ‘Faixa Liberada’ e ‘Aulão de Aeróbica e Ritmos’. Em cinco anos, já são 49 academias ao ar livre implantadas.

“Usamos de muita criatividade para, mesmo em período de forte crise econômica, manter nossos investimentos essenciais e, ainda, garantir o avanço nas ações de esporte e lazer. Foram concessões onerosas, emendas parlamentares, parcerias que possibilitaram empreender em mais qualidade de vida”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Além das parcerias público-privadas, a Semjel também ampliou seu leque de atuações. Somente a ‘Faixa Liberada’ passou de um para seis pontos de atividades, levando para os bairros o futebol e basquete de rua, tênis de mesa, aula de jiu-jítsu, pula-pula e o ‘Aulão de Aeróbica’. Esse último é realizado em 12 locais por todas as zonas da cidade.

O secretário da Semjel, João Luiz, disse que houve um aumento de quase 100% de pessoas participando das atividades nos espaços públicos municipais. “Com isso, temos a certeza de que estamos no caminho certo, oferecendo esporte com qualidade de vida para a população”, afirmou.

Totalmente equipadas, as academias ao ar livre começaram a ser implantadas, em 2013 e, até o ano passado, 49 foram entregues. Preparadas para receber, inclusive, pessoas com deficiências, as academias auxiliam na busca pela qualidade de vida e estão mudando a vida da população, como a de Raimunda Viana, 84, moradora da Comunidade Nova Canaã, localizada no quilômetro 41, da BR-174 (Manaus-Boa Vista).

“Aqui, muitas pessoas têm problemas de saúde, como eu, e essa obra é muito bacana, porque vai ajudar muita gente. Agora vou à academia fazer minhas atividades, porque eu preciso mesmo para melhorar”, disse a aposentada.

O esporte comunitário é disponibilizado pelos 23 Centros de Esporte e Lazer (CEL) de Manaus. A ocupação desses espaços com atividades diversas, como futsal, práticas para a terceira idade, hidroginástica, caminhada orientada, entre outras, ampliou o número de participantes de 80 mil para mais de 170 mil pessoas, de forma direta e indireta.

Construído na primeira gestão do prefeito Arthur Neto, entre os anos de 1989 e 1992, o Complexo Esportivo Amadeu Teixeira foi revitalizado e entregue aos moradores do bairro Santa Etelvina, na zona norte. A ‘Minivila de Portas Abertas’ é outra proposta de lazer. Implantada em 2017, o projeto tem como objetivo realizar atividades recreativas e de esporte para a comunidade nas minivilas olímpicas de Manaus. Na programação consta práticas como hidroginástica, tênis de mesa, futsal, futebol de travinha e aula de jiu-jítsu.

Como forma de promover a inclusão social e a prática paradesportiva, desde novembro do ano passado, a Prefeitura passou a oferecer aulas de iniciação esportiva para Pessoas com Deficiência (PCD), nas modalidades de goalball e voleibol sentado, além de esporte paralímpico, com o futebol de 5. Todas as atividades acontecem, semanalmente, na Minivila Olímpica do Coroado, zona leste da capital.

Considerado um esporte de alto custo, pelo preço dos equipamentos e dos profissionais que ministram aulas, o tênis passou a ser oferecido gratuitamente para todos os públicos na Minivila Olímpica do Coroado e no Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), na Rua Ouro Preto, também no Coroado. Para se inscrever, basta apresentar Registro Geral (RG), comprovante de residência, duas fotos 3×4 em um dos dois pontos onde o projeto ocorre.

Anúncio