Manaus FC já tem protocolo da CBF

Gavião do Norte terá parceria com patrocinador para testar jogadores antes da retomada; barreiras sanitárias no CT, cuidados com viagens de avião, ônibus e distanciamento estão inclusos

Manaus – O Manaus Futebol Clube já tem, em mãos, o protocolo médico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para retomada dos treinos visando o início da Série C do Brasileirão de 2020. Entretanto, não existe uma data específica para a retomada das atividades presenciais, uma vez que o futebol, especificamente, não contempla nenhuma das quatro fases do plano de reabertura divulgado oficialmente pelo governo do Amazonas em 27 de maio.

Lucas Navarro Mitoso, médico do Gavião do Norte, diz que é muito provável que todos os jogadores do clube sejam testados para a Covid-19 (Foto: Divulgação)

Segundo o departamento médico do Esmeraldino, atual vice-campeão da Série D do Brasileirão, a Samel, patrocinadora do clube, deve executar todos os testes da Covid-19 nos jogadores para a segurança dos atletas e, assim, iniciar a retomada dos treinos presenciais, que deverá respeitar o distanciamento e ainda não tem data específica para acontecer, como explica o médico do Gavião, Lucas Navarro Mitoso.

“A Samel, que é nossa patrocinadora, vai nos auxiliar na realização desses testes. Muito provavelmente todos os jogadores serão testados. Mas ainda não posso revelar maiores detalhes de como será feito”, afirmou.

Lucas Mitoso é o endocrinologista do Manaus FC e, em março, foi diagnosticado com a Covid-19, se tornando o primeiro caso da doença no futebol baré. Justamente por isso, o clube tem trabalhado os protocolos sanitários a fim de evitar novas contaminações. Desde então, o clube já trabalhava, nos últimos três meses, no desenvolvimento de protocolos de prevenção. Estes, que segundo o médico, atendem as normas de prevenção prescritas pela entidade máxima do futebol brasileiro.

“O nosso protocolo obedece a várias orientações da CBF. Teremos, também um protocolo específico para a entrada nos vestiários, treinos e estádios. Inclusive viagens, sendo de avião ou de ônibus. Fora os cuidados de distanciamento e higiene pessoal”, explica o médico do Esmeraldino da zona sul.

Treinos via live

Desde o início da pandemia causada pela rápida proliferação do novo coronavírus, todos os jogadores têm feito apenas treinos físicos com o preparador Murilo Vasconcelos. Nas últimas três semanas, os treinos têm sido específicos para jogadores, bem como para os goleiros.

O Manaus FC enfrentará o Vila Nova (GO) na estreia da terceira divisão do Brasileiro em 2020.

Anúncio