Após bater na trave em 2021, quando perdeu para o Chelsea na decisão, os citizens, contaram com a sorte (ou azar dos italianos), já que Ederson operou três milagres nos minutos finais, Akanji quase entregou gol no início da segunda etapa, e Lukaku “evitou” um gol da própria equipe após ficar na frente do gol em finalização de cabeça de Dimarco.
A inédita conquista europeia dá uma sensação de dever cumprido a um projeto iniciado há 15 anos pelo xeque dos Emirados Arábes Unidos Mansour bin Zayed, que comprou o clube em 2008, mudou o City de patamar e o transformou no time a ser batido no mundo.
Na primeira etapa da partida, o City teve mais posse de bola, e explorava o campo adversário, buscando encontrar o grandalhão Erling Haaland, marcado de perto pelos três defensores do time italiano.
Já a Inter apostou nos erros do clube inglês, e jogava a partir dos erros do adversário. Pelo menos três contra-ataques surgiram após passes errados do defensor Nathan Aké.
Apesar disso, a postura mais reativa dos comandados de Inzaghi fez com que a Inter não chegasse a plenos pulmões na área adversária, e nos primeiros 45 minutos, não teve nenhuma chance clara de gol.
A melhor chance da primeira etapa veio aos 26 minutos, em que o meio-campo do City funcionou, e em rápida movimentação, Rodri encontrou De Bruyne, que passou para Haaland, que desequilibrado, conseguiu finalizar no gol de Onana, que fez boa defesa no contra pé.
A partir desse lance, o City começou a se soltar, subiu as linhas e marcou a saída de bola adversária, forçando erros dos italianos. Apesar de ter mais volume de jogo, os 20 minutos finais pareceram um grande jogo de xadrez, com muita posse de bola dos dois times, que não foram traduzidas em finalizações de perigo.
Um bom time começa por um goleiro, e no City, essa máxima é uma realidade. O brasileiro Ederson fez cinco defesas na partida, sendo duas nos minutos finais, para garantir o título do clube inglês.
Em cabeçada a queima-roupa de Lukaku, evitou o gol do atacante belga aos 43 minutos. E para fechar a atuação de gala, fez mais uma grande defesa no último lance da partida, após voar para defender cabeçada de Gosens.
Com o título, Ederson se torna o 56º brasileiro a se tornar campeão da Liga dos Campeões, e de quebra, aumenta sua idolatria no Manchester City.
Em uma temporada perfeita, em que conquistou o campeonato inglês, a FA Cup e a Liga dos Campeões, os três torneios mais relevantes do seu calendário, o City prova que a cidade de Manchester, a Inglaterra e a Europa são azuis.