Norte/Nordeste de volta ao Amazonas

Última edição do torneio de base na capital do Amazonas foi em 2015. Denominado Troféu Pedro Nicolas Sena, em homenagem ao jovem atleta do Estado falecido, competição deve ser realizada em maio

Manaus – Depois de quase quatro anos, o Festival Norte/Nordeste Mirim e Petiz (9 a 12 anos) de Natação-Troféu Pedro Nicolas Sena volta a ser disputado em Manaus. Desde 2014, a competição homenageia o nadador amazonense Pedro Nicolas Sena da Silva, que aos 13 anos de idade foi vítima de um atropelamento no dia 13 de novembro de 2013, quando se dirigia ao Clube Alvares Cabral, em Vitória (ES), para disputar o Campeonato Brasileiro Infantil. Na época, o atleta não resistiu aos ferimentos.

O calendário de 2019 da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) mostra a capital amazonense como sede do torneio, previsto para os dias 17 e 18 de maio, mas sem local definido ainda. A última edição em Manaus ocorreu em 2015, na Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro.

Atletas do Instituto Pedro Nicolas querem honrar com título o clube (Foto: IPNSS/Divulgação)

O presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), Vitor Façanha, o Botinho, disse que fará ainda esta semana uma reunião com os administradores do Sesi (Clube do Trabalhador), no Coroado, para que possam sediar o Norte/Nordeste. “Nós vamos fazer uma reunião para acertar a possibilidade de realizarmos o evento na piscina do Clube do Sesi, já que a piscina da Vila Olímpica de Manaus ainda se encontra em reforma. Já mandei os ofícios cabíveis e estou esperando a confirmação”, explicou Botinho.

Sobre a questão do longo período sem ser disputado o torneio em Manaus, Botinho explicou que a CBDA faz um trabalho de rodízio entre as federações. “Isso é uma norma da Confederação, todas as competições são assim. Ela passa por todas as cidades das Regiões Norte e Nordeste para poder voltar para Manaus”, explicou o dirigente.

Instituto Motivado

Com quase cinco anos de fundação, o Instituto Pedro Nicolas Sena da Silva (IPNSS), no bairro Parque 10, virou um celeiro de promessas da natação local. O técnico da agremiação, Leandro Freire, informou que a equipe tem 40 atletas que já iniciaram a preparação para o Norte/Nordeste.

“Nós começamos a temporada de 2019 no último dia 7. Estamos na época da base, então, os treinos visam mais a resistência. O fato da competição levar o nome do nosso clube, deixa a garotada mais motivada para conseguir medalhas e tentar o título inédito. Nos últimos anos do Troféu Pedro Nicolas, nossa equipe nunca conseguiu ser a campeã geral do torneio”, revelou Freire, que também foi treinador de Pedro Nicolas.

A oportunidade de disputar o torneio em Manaus deixa o técnico Leandro Freire mais determinado em levar os pupilos ao pódio. “A sensação de poder disputar em casa é maravilhosa. Fico emocionado em ver o legado que Pedro Nicolas deixou para esses pequenos. É incrível como eles querem nadar por ele, sem nem o terem conhecido. Isso me dá forças para continuar e ajudar o Amazonas a ter outros Pedros”, finalizou.