Presidente da Fifa diz que árbitro acertou em pênalti sobre Fred na abertura

A imprensa mundial levantou a questão de se a seleção brasileira estaria sendo ajudada. A Fifa rejeitou a tese da ajuda.

São Paulo – O presidente da Fifa, Joseph Blatter, garante que o árbitro do jogo Brasil x Croácia estava “absolutamente certo” ao marcar o pênalti em Fred, que resultou no segundo gol da vitória brasileira por 3 a 1, na última quinta-feira, no Itaquerão, na abertura da Copa do Mundo

A contestada marcação do japonês Yiuchi Nishimura no segundo tempo permitiu que a seleção virasse o jogo de abertura da Copa. “Ele estava absolutamente certo”, disse Blatter, em entrevista no Rio. “Foi agarrado dentro área. A regra é que um pênalti deve ser marcado”, completou.

O time da Croácia chegou a chamar a situação de “ridícula” e de um “circo”, enquanto a imprensa mundial levantou a questão de se o Brasil estaria sendo ajudado. A Fifa rejeitou a tese da ajuda ao Brasil. Neste sábado, Blatter foi claro: “O jogo foi tenso do começo ao fim”.

Na entrevista, o cartola ainda comentou o clássico Espanha 1 x 5 Holanda, realizado no sábado em Salvador, e alertou que a Copa ainda aguarda outras surpresas. “Teremos muitas surpresas ainda”, disse. Mas insistiu que está “contente” com a qualidade do jogo.

“Começamos agora a Copa e estou feliz. A qualidade do futebol está muito boa. Teremos uma ótima Copa”, disse Blatter. “Bons jogos, muitas surpresas”, completou.

Além do contestado pênalti marcado no jogo do Brasil contra a Croácia, a arbitragem da Copa errou feio ao anular dois gols do México diante de Camarões. Mas o presidente da Comissão de Arbitragem da entidade, Massimo Busacca, tentou abafar a crise, insistindo que os árbitros nunca estiveram tão bem preparados para um Mundial como agora.

Depois de sérios problemas nas últimas edições da Copa, a Fifa optou por preparar os novos árbitros desta vez durante dois anos. Os críticos, porém, apontam que um dos problemas é o fato de que a entidade tenta trazer árbitros de todo o mundo, nem sempre optando pelos melhores.

Anúncio