Primeira etapa do Rio Negro Challenge em 2020 será composta por três provas

No dia 3 de maio, competidores do evento de natação em águas abertas deverão enfrentar distâncias de 2 km, 4 km e 6 km, na Ponta Negra

Manaus – A sexta edição do Rio Negro Challenge Amazônia, competição de natação em águas abertas, será realizada no dia 3 de maio, às 7h30, na praia da Ponta Negra, zona oeste. Esta primeira etapa do evento em 2020 será composta de três provas: 2 km, 4 km e 6 km.

O início da competição está marcado para as 7h30 do dia 3 de maio, na Ponta Negra (Foto: Alcides Neto/Divulgação)

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.rionegrochallenge.com.br. As 100 primeiras pessoas que garantirem vaga ganharão um kit promocional com boné personalizado, caneca, squeeze, camisa e eco bag.

Ao todo, a prova conta com 14 categorias, envolvendo as três distâncias (2 km, 4 km e 6 km), incluindo a de Absoluto Pessoa com Deficiência (PCD), nos naipes feminino e masculino. Para a prova serão obedecidas as regras gerais de maratona aquática da Federação Internacional de Natação (Fina).

De acordo com o organizador da prova, Pierre Gadelha, vencer as águas por meio do nado não é uma tarefa fácil, mas prazerosa quando conquistada. O segredo, segundo ele, está na preparação física, treinos regulares e, principalmente, no controle da mente.

“O psicológico conta muito numa prova como essa, principalmente quando as provas começam a ser mais extensas. É preciso se inspirar na coragem dos primórdios e não ter medo da água escura, densa, corrente, e deixar o pensamento longe do medo de encontrar animais, pois o trajeto é seguro. Tudo isso são pegadinhas que o psicológico pode pregar”, comentou.