São Paulo – As seleções brasileiras masculina e feminina de basquete conheceram nesta quarta-feira (27) seus adversários na busca pelas vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Entre os homens, o Brasil conseguiu fugir da temida Sérvia, mas terá pela frente a Croácia, terra do técnico da seleção, Aleksandar Petrovic, no Pré-Olímpico. No feminino, a seleção de José Neto medirá força com França, Porto Rico e Austrália.
Petrovic vibrou com o sorteio, mas não conseguiu deixar escapar um lamento por ter de enfrentar seus compatriotas. “Desportivamente para mim, ok. Mas, pessoalmente, para mim, como croata…”, disse o treinador.

O técnico da seleção brasileira masculina, o croata Aleksandar Petrovic, deixou escapar um lamento por ter de enfrentar seus compatriotas (Foto: Reprodução)
No Pré-Olímpico Masculino, 24 equipes disputam quatro vagas aos Jogos de Tóquio. As seleções foram divididas em quatro minitorneios de seis participantes. Serão quatro sedes, com seis equipes separadas em dois grupos. As equipes disputarão uma vaga dentro de cada um deles – ou seja, apenas o campeão de cada competição estará na Olimpíada. A disptua será de 23 a 28 de junho, na Sérvia (Belgrado), Canadá (Victoria), Croácia (Split) e Lituânia (Kaunas) e terá apenas quatro vagas em disputa.
O qualificatório feminino será disputado de 6 a 9 de fevereiro, na Sérvia (Belgrado), França (Bourges), Bélgica (Ostend) e China (Foshan) e vai distribuir dez vagas para Tóquio-2020. E o caminho até a Olimpíada é menos tortuoso. No total, 16 seleções brigam por dez vagas. Durante o sorteio, o Brasil foi colocado no Pote 3. A seleção foi escolhida para jogar em Bourges, na França, e terá pela frente, além dos donos da casa, Porto Rico e Austrália. As três melhores classificadas em cada chave vão aos Jogos de Tóquio.
Apesar de disputarem o torneio, Estados Unidos e Japão já estão garantidos. Portanto, em seus grupos três seleções brigam por duas vagas.
Confira abaixo os grupos do Pré-Olímpico:
Masculino
Sede: Belgrado (SER)
Grupo A: República Dominicana, Nova Zelândia e Sérvia
Grupo B: Porto Rico, Itália e Senegal
Sede: Kaunas (LIT)
Grupo A: Lituânia, Coreia do Sul e Venezuela
Grupo B: Polônia, Eslovênia e Angola
Sede: Split (CRO)
Grupo A: Alemanha, Rússia e México
Grupo B: Tunísia, Croácia e Brasil
Sede: Victoria (CAN)
Grupo A: Grécia, China e Canadá
Grupo B: Uruguai, República Checa e Turquia
Feminino
Sede: Belgrado (SER)
Nigéria, Estados Unidos, Sérvia e Moçambique
Sede: Bourges (FRA)
França, Porto Rico, Brasil e Austrália
Sede: Foshan (CHI)
Coreia do Sul, China, Grã-Bretanha e Espanha
Sede: Ostende (BEL)
Canadá, Japão, Suécia e Bélgica