Seleções brasileiras de basquete fogem dos EUA nas Olimpíadas-2012

O time feminino de Luiz Claudio Tarallo ficará no grupo B com Austrália, Grã-Bretanha, Rússia e mais o 3º e o 5º colocados do pré-olímpico mundial.

Londres – As seleções de basquete masculina e feminina do Brasil conheceram nesta segunda-feira, em sorteio realizado na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na Barra da Tijuca, os seus adversários no torneio olímpico de Londres. Tanto a equipe feminina quanto a masculina fugiram do grupo dos Estados Unidos na primeira fase e vão enfrentar o time da casa.

O time feminino de Luiz Claudio Tarallo ficará no grupo B com Austrália, Grã-Bretanha, Rússia e mais o 3º e o 5º colocados do pré-olímpico mundial. O grupo A será formado por Estados Unidos, China, Angola, e mais o 1º, o 2º e o 4º colocados do pré-olímpico.

– Difícil? Não tem nada fácil para conquistar medalha olímpica – escreveu a ex-jogadora Magic Paula em sua conta no Twitter.

Já o time masculino de Ruben Magnano também ficará no grupo B, mas com Espanha, uma das favoritas à medalha de ouro, Austrália, China, Grã-Bretanha e o terceiro colocado do pré-olímpico mundial.

O grupo A será formado por Estados Unidos, França, Argentina, Tunísia e o 1º e o 2º colocados do pré-olímpico.

O pré-olímpico mundial masculino acontecerá em julho, na Venezuela, e reunirão 12 seleções: Rússia, Macedônia, Lituânia, Grécia, República Dominicana, Venezuela, Porto Rico, Nova Zelândia, Angola, Nigéria, Coreia do Sul e Jordânia.

O pré-olímpico feminino também reunirá 12 seleções, mas acontece em junho, na Tuquia. Vão disputar: Turquia, Japão, Porto Rico, República Tcheca, Nova Zelândia, Argentina, Croácia, Coreia do Sul, Moçambique, França, Mali e Canadá.

A estreia do Brasil nas Olimpíadas será com o time masculino, no dia 29 de julho, contra a Austrália.

O regulamento da competição prevê que os quatro primeiros de cada chave se classificam. A partir daí, o primeiro de um grupo joga contra o quarto do outro grupo e o segundo contra o terceiro. Como a tendência é que os americanos liderem as suas chaves, o Brasil tem que se classificar no seu grupo entre os três melhores para evitar o confronto contra a seleção nas quartas de final.