Manaus – Com o meia Luka Modric recuperado e a volta do atacante Mario Mandzukic, que cumpriu suspensão na estreia na Copa do Mundo contra o Brasil, o técnico da Croácia, Niko Kovac, ressaltou que a equipe está determinada a sair da Arena da Amazônia com vitória sobre Camarões nesta quarta-feira (18), às 18h, em Manaus.
Sem mais jogadores vetados pelo departamento médico da seleção, Kovac comemorou a recuperação de Modric e do lateral esquerdo Daniel Pranjic, mas exaltou o retorno do atacante do Bayern de Munique.
“É claro que estou muito satisfeito em ter ele (Mandzukic) de volta por causa das habilidades dele, que todos já conhecem. Qualquer técnico gostaria de ter um jogador desse e eu me incluo nesse grupo. Mario é um jogador que vai colocar energia no jogo”, declarou o treinador em coletiva após o treino na Arena.
Estreante em mundiais, Mandzukic celebrou o retorno, mas revelou dificuldades com o clima de Manaus. “No inicio (do treino), precisamos de um tempo para nos adaptarmos e superarmos o calor, mas logo melhoramos e não pensamos mais nisso. Temos agora que focar no nosso jogo”, destacou o jogador.
Após quatro dias sem treinar, o meia Luka Modric participou normalmente do treino da Croácia na noite desta terça-feira, na Arena da Amazônia, antes da coletiva. Com uma lesão no pé direito após a derrota por 3 a 1 para o Brasil, ele já está recuperado, segundo Kovac. “Luka vai estar 100% nesta quarta. Ele se saiu muito bem nos treinos de ontem e hoje”, disse.
Além de Modric, o lateral esquerdo Daniel Pranjic, que se recuperava de uma entorse no tornozelo esquerdo desde o amistoso contra a Austrália, em Pituaçu, também treinou normalmente no estádio amazonense e se tornou uma opção para o treinador, que disfarça. “Vrsaljko é bom defensivamente, foi bem contra o Brasil e para amanhã tenho outra solução”, confidenciou.
Sobre a derrota por 3 a 1 da seleção da Croácia diante do Brasil na abertura da Copa do Mundo, na quinta-feira passada, Kovac afirmou que a estratégia da equipe europeia para avançar às oitavas de final sempre foi vencer os adversários seguintes pelo Grupo A.
“Viemos aqui sabendo que íamos enfrentar o Brasil e tentamos tirar algo disso, os dois próximos jogos são mais decisivos. Camarões é um time firme de muita qualidade e sólido, se jogarmos da mesma forma como foi contra o Brasil continuaremos no Mundial. Estou convencido que ganharemos amanhã”, afirmou Kovac.
O treinador espera um time de Camarões mais ofensivo devido ambos terem a obrigação de vencer para manterem as esperanças de classificação. Um empate diante dos Leões Indomáveis, segundo Kovac, deixaria a Croácia refém de outros resultados na chave.
“A vitória é tudo para ambos, quem perder não terá chance de seguir adiante. Claro, existem as combinações, que mesmo com o empate poderíamos nos classificar. Acredito, que Camarões vai (jogar) avançado e me surpreenderia se eles ficassem na defensiva. Esperamos impor nosso estilo de jogo como fizemos com o Brasil”, declarou Kovac.
A provável baixa do atacante camaronês Samuel Eto’o, maior referência da seleção africana, não anima o comandante da Croácia.
“O Eto’o é um jogador de nível internacional, assim como o Mario Mandzukic. Mas sei que quem entrar no lugar dele (Eto’o), procurará provar estar a altura e não espero menos”, declarou.
Texto de Bruno Tadeu e Diogo Rocha