Travessia do Rio Negro acontecerá neste sábado e será transmitida ao vivo

Os fãs do esporte poderão acompanhar a transmissão pelas redes sociais do atleta amazonense

Manaus –  Neste sábado,(16), o ultramaratonista Vitor Gadelha, de 24 anos, se tornará o primeiro homem a cruzar o Rio Negro, numa travessia de ida e volta. O desafio, que já inova pelo percurso, também será o primeiro evento do gênero com transmissão ao vivo de todo o percurso da prova. Os fãs do esporte poderão acompanhar a transmissão pelas redes sociais do atleta amazonense, pela fanpage do Facebook  e pelo canal do ultramaratonista no YouTube.

(Foto: Divulgação)

A largada para a prova será, às 6h, na praia da Ponta Negra, na zona oeste de Manaus. Vitor sairá do cartão postal de Manaus, para a Ponta do Camaleão, e de lá voltará para a praia da Ponta Negra. A estimativa é a de que a prova dure aproximadamente seis horas, e que o ultramaratonista nade pelo menos 21 quilômetros na prova.

“Com certeza vai ser um momento muito especial, até por tudo que envolve essa prova. Estamos falando de um desafio inédito e, para acompanhar esse ineditismo, decidimos fazer a transmissão em tempo real”, conta Vitor Gadelha, que também informa que já entrou na fase de “polimento”, que é quando o nadador reduz o ritmo de treinos à medida em que a prova se aproxima.

“Esta semana vai ser um pouco mais tranquila. Um pouco mais light. A parte pesada dos treinos já foi. Agora é estar relaxado para poder dar os 100% no dia da prova”, comenta Gadelha.

Vitor é atualmente o maior nome das ultramaratonas aquáticas do Amazonas, tendo no currículo inúmeras provas como a Travessia de Capri-Napoli (Itália); 14-Bis (SP); Travessia da Ilha do Mel (PR); Do Leme ao Pontal, (RJ). Na prova do Big Island Swimming Association (Bisa), no Rio de Janeiro (RJ), no percurso de 48 quilômetros, Vitor se tornou recordista, tendo nadado a distância em 17 horas e 1 minuto. Ele também foi o pioneiro nas provas 30 quilômetros no rio Negro, saindo de Açutuba – no município de Iranduba – até a praia da Ponta Negra, e também dos 18 quilômetros, saindo da praia do Tupé – zona ribeirinha de Manaus – até a praia da Ponta Negra.

Amazon Challenge

Após este sábado, a travessia do rio Negro, ida e volta, será integrada ao hall de provas que compõem o Amazon Challenge, desafio que é encarado de forma individual ou em revezamento, e que atualmente conta com duas provas: 18 quilômetros (Tupé-Manaus) e 30 quilômetros (Açutuba-Manaus).

“O Amazon Challenge é um desafio que já recebeu vários atletas do Brasil, e que só cresce a cada ano. O rio Negro é muito desafiador, e os ultramaratonistas sabem disso, por isso, todos querem vencer aqui. Além do mais tem também a experiência de disputar um desafio num santuário da natureza, que é o rio Negro, e a Amazônia”, explica o organizador da prova, Pierre Gadelha.

A travessia do rio Negro, ida e volta, tem patrocínio da DPC Empreendimentos, TW Comércio, Speedo, One Clinic – Saúde Preventiva, Fametro, Dodó Veículos, Aquática Amazonas, e apoio do Manaus FC, Samir Barel; Raphaella Cabral, Nutrição Esportiva, e Fisioterapia Ortodesportiva.

Anúncio