Manaus – A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam) está com inscrições abertas para processo seletivo de estágio em Direito, para a formação de cadastro reserva. As inscrições serão realizadas de forma eletrônica pelo link https://bit.ly/3kJbQvN, desta segunda-feira (23) à quinta-feira (26), com envio no mesmo período da documentação probatória ao e-mail [email protected]. A seleção será feita por meio de avaliação curricular, considerando o cenário pandêmico e a impossibilidade de realização da tradicional prova de processo seletivo da estágio sem colocar a população em risco sanitário.
Os 500 candidatos mais bem avaliados na análise curricular integrarão a lista final de aprovados para o cadastro reserva da Defensoria. Ao estagiário será oferecida bolsa mensal no valor de R$ 779, auxílio transporte no valor de R$ 167,20, além de seguro contra acidentes pessoais, nos termos da Lei nº 11.788/2008.
O edital de abertura do processo seletivo está publicado na íntegra no Diário Oficial Eletrônico da Defensoria do dia 19 de novembro, disponível no site da instituição – www.defensoria.am.def.br.
A avaliação curricular abrangerá: existência de participação em projetos científicos e publicação de artigos da mesma natureza; existência de experiência profissional prévia, em especial com natureza de estágio jurídico; maior número de semestres concluídos na Faculdade de Direito; coeficiente acadêmico (critério de desempate).
Quaisquer informações referentes ao processo seletivo poderão ser obtidas na Esudpam ou pelo e-mail: [email protected]. Todas as comunicações referentes ao processo seletivo serão realizadas por meio eletrônico, devendo o candidato verificar periodicamente o e-mail que informou no momento da inscrição, bem como acompanhar os informes nos sítios da internet indicados.
A divulgação do resultados preliminar e final do Processo Seletivo de Estágio será feita através do site www.defensoria.am.gov.br e no seu Diário Oficial Eletrônico.
Poderão participar do processo seletivo estudantes regularmente matriculados em Curso de Graduação de Direito em instituições públicas ou privadas, credenciadas pelo órgão competente e devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Poderá concorrer às vagas de estágio o estudante que comprovar ter coeficiente geral de rendimento mínimo de 7,0 pontos médios e estar cursando entre o 5º e o 8º período ou equivalente para os cursos de regime anual.
O estudante desperiodizado deverá comprovar no ato da inscrição as disciplinas não cursadas, devendo ainda ter a cursar, no mínimo, um ano de atividades acadêmicas. No ato da admissão o candidato devidamente classificado deverá estar cursando no mínimo o 5º período, ou equivalente para cursos de regime anual.
O processo seletivo se destina ao preenchimento das vagas de estágio que surgirem, e terá duração de até um ano, podendo ser prorrogado até o limite de 2 dois anos, a critério da Defensoria Pública.