EUA – O veículo exploratório Perseverance, da agência espacial dos EUA, pousou, nesta quinta-feira (18), em uma região do planeta conhecida como Jezero. O objetivo é, além de ampliar os conhecimentos sobre a geologia marciana, a missão de buscar sinais de vida antiga em Marte.
De acordo com o OlhaDigital, depois de uma jornada de mais de seis meses e 200 milhões de km, a missão Mars 2020 da Nasa, carregando o robô explorador (rover) Perseverance, finalmente está chegando a Marte. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da Nasa na plataforma de vídeos, YouTube.
Perseverance
O Perseverance é mais um em uma longa linhagem de robôs exploradores do planeta vermelho desenvolvidos pela Nasa, que começou com o Sojourner (1997) e inclui os “gêmeos” Spirit e Opportunity (2004) e o Curiosity (2012), único que ainda está em operação.
Leia mais: Sonda da missão ExoMars detecta novo gás na atmosfera de Marte
Sua missão é encontrar indícios de que Marte já teve as condições necessárias para sustentar vida no passado. Seu local de pouso é o delta de um antigo rio, e ele carrega a bordo instrumentos capazes de analisar os minerais no solo e detectar compostos orgânicos. Além disso, também testará algumas tecnologias inovadoras que poderão ser essenciais em futuras missões tripuladas ao planeta.