Agente penitenciária é condenada após se relacionar com detento na Inglaterra

Toni Cole, de 29 anos, admitiu trocar milhares de mensagens e ter contato físico com prisioneiro em Northamptonshire

Inglaterra- Uma agente penitenciária foi condenada a 12 meses de prisão após admitir que teve um relacionamento “inapropriado” com um detento em uma prisão em Northamptonshire, na Inglaterra.

(Foto: Divulgação/Polícia de Northamptonshire)

Toni Cole, de 29 anos, trocou mais de quatro mil mensagens de texto e ligações de natureza “sexual” com o prisioneiro, de 28 anos, durante cinco meses, entre 2022 e 2023, segundo a BBC. Entre os conteúdos compartilhados, a polícia encontrou uma fotografia de Toni com roupa íntima.

A agente se declarou culpada de má conduta em cargo público no Tribunal da Coroa de Northampton na semana passada. Ela foi sentenciada à prisão e ao pagamento de uma sobretaxa de £ 187 (cerca de R$ 1.300).

A investigação revelou que Cole passou “um tempo considerável” com o detento, incluindo momentos em que sentou no colo dele e o beijou. A agente penitenciária também prometeu avisar o detento caso sua cela fosse revistada por colegas.

O caso veio à tona depois que imagens de câmeras de segurança mostraram o prisioneiro com o braço em volta da funcionária durante um turno extra não autorizado no início de 2023.

O inspetor-detetive Richard Cornell, da unidade de operações especiais de East Midland, disse que Cole “sabia que seu comportamento era totalmente inapropriado e colocava em risco não apenas a si mesma, mas também seus colegas e detentos”, de acordo com a BBC.

Ele enfatizou que a sentença serve como um alerta. “Espero que isso envie uma mensagem clara de que relacionamentos inapropriados serão tratados com firmeza, usando toda a força da lei”.

Em janeiro deste ano, Linda de Sousa Abreu, uma brasileira de 30 anos que trabalhava como agente penitenciária em Londres, foi condenada a 15 meses de prisão pelo mesmo motivo. Ela foi flagrada mantendo relações sexuais com um detento em um presídio em Wandsworth.