Após mãe ser vacinada, bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19

Caso foi registrado e analisado por pesquisadores dos EUA; mãe havia tomado a vacina da Moderna três semanas antes do parto

Estados Unidos – Estudo realizado por pesquisadores da Florida Atlantic University, nos Estados Unidos, mostra que uma gestante que recebeu a vacina contra a Covid-19 transmitiu os anticorpos para o bebê por meio do cordão umbilical. A pesquisa foi publicada em dia 5 de fevereiro na plataforma medRvix e ainda sem a revisão de outros cientistas.

A mulher acompanhada no estudo trabalha como enfermeira e deu à luz apenas três semanas após receber a primeira dose da vacina da Moderna, que usa a tecnologia do RNA mensageiro do vírus. Ela já recebeu a segunda dose do imunizante e, apesar de atuar na linha de frente do combate à pandemia, não foi diagnosticada com o novo coronavírus.

Após mãe ser vacinada, bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 (Foto: Divulgação)

Os cientistas detectaram os anticorpos por meio de uma amostra de sangue coletada do cordão umbilical da mãe momentos após o parto. No entanto, segundo a publicação, mais estudos serão necessários para verificar a quantidade de anticorpos neutralizantes virais presentes em crianças que nasceram de gestantes vacinadas e que não contraíram a Covid-19.

É comum que mulheres vacinadas durante a gravidez transmitam os anticorpos de imunizantes para o bebê, explica a ginecologista Cecília Roteli Martins, presidente da Comissão Nacional Especializada de Vacinas da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Isso, inclusive, pode acontecer em casos de gestantes vacinadas contra o novo coronavírus.