Astronautas fazem revelação sobre cheiro no espaço: “Churrasco queimado”

Controladora de voo de caminhada espacial da Nasa disse que explicações carecem de estudos oficiais

EUA – Diversos astronautas, ao retornar à Terra, disseram que o espaço tem um cheiro diferente do esperado. Eles contam que a grande imensidão que nos cerca cheira a churrasco queimado — ou pelo menos algo parecido com isso.

(Foto: Ilustrativa / Píxabay)

Segundo o tabloide Daily Star, alguns ainda dizem que o odor lembra pólvora gasta ou soldagem de metal, mas os cientistas ainda não conseguiram chegar a uma conclusão da razão por trás dessa estranheza.

Os especialistas até criaram uma loção pós-barba chamada Eau de Space, utilizada em treinamento para preparar os astronautas para o que vão vivenciar quando chegarem ao espaço.

Uma teoria é que o cheiro é o resultado dos raios ultravioleta do Sol, que desencadeiam uma reação química com o oxigênio que flutua ao redor da Estação Espacial Internacional, o que gera esse perfume oxidado.

Outra hipótese é que as moléculas liberadas em explosões de estrelas, chamadas de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, sejam a causa do cheiro. Elas são conhecidas justamente pelo fedor que emitem.

No entanto, Miranda Nelson, controladora de voo de caminhada espacial no Controle de Missão do Centro Espacial Johnson, da Nasa, disse que ambas as explicações carecem de dados de estudos oficiais.

Claro que os astronautas não tiram seus capacetes fora de seus foguetes, ou da Estação Espacial Internacional, para cheirar o espaço, mas quando voltam para dentro deles, após caminhadas espaciais, sentem esse odor, relatado como agradável em vários casos, grudado em seus trajes.

Anúncio