EUA – As autoridades dos EUA deram mais detalhes da captura do brasileiro Danilo Cavalcante após ele ficar 14 dias foragido na Pensilvânia, nesta quarta-feira (13). A polícia informou que o criminoso tenou uma nova fuga ao ser cercado, mas um cachorro policial impediu. A prisão ocorreu sem disparos de armas de fogo e o brasileiro está em bom estado de saúde.
O primeiro indicativo de que a polícia estava próxima de localizar o brasileiro foi o disparo do alarme de uma casa na noite de terça-feira (12). Um helicóptero então foi acionado para fazer uma varredura com uma câmera que detecta sinal de calor.
O cerco então foi formado durante a noite e uma das aeronaves utilizadas na busca tinha embutida câmeras térmicas, que detectam o calor humano em um determinado ponto da vegetação. O avião com câmeras térmicas teve de recuar por causa de uma forte tempestade com raios que atingiu a região. Outras aeronaves continuaram o monitoramento.
Na manhã desta quarta-feira (13), quando a tempestade passou, a polícia continuou investindo no ponto de calor apontado pela câmera térmica. Homens junto de cães farejadores cercaram o ponto e lá, cães de patrulha e policiais em terra confirmaram a hipótese e encontraram Cavalcante.
O brasileiro estava embaixo de uma pilha de madeira e só percebeu a chegada da polícia quando já estava cercado. O homem ainda tentou se rastejar para fugir só que um dos cães farejadores conseguiu capturá-lo.
“A captura de Cavalcante dá fim ao pesadelo das duas últimas semanas, e agradecemos a cada um dos policiais regionais, estatuais e federais que saíram às ruas em todas as condições, dia e noite”, declarou a polícia do condado de Chester, na Pensilvânia, em comunicado.
O tenente-coronel George Bivens disse que a tática das autoridades foi cercar o brasileiro e “estressá-lo” até que ele ficasse acuado e fosse finalmente encontrado.
Cavalcante foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato a facadas da namorada em frente aos dois filhos dela em 2021. Ele conseguiu fugir da cadeia dias após receber a sentença escalando os muros da unidade prisional em que estava no condado de Chester.