Inglaterra – A princesa Diana escreveu 32 cartas para dois amigos durante o processo de divórcio de Charles, atual rei do Reino Unido desde a morte da rainha Elizabeth em setembro de 2022. Esse material inédito foi revelado nesta semana e será leiloado.

Cartas escritas pela princesa Diana durante divórcio com Charles (Foto: Reprodução Crédito: Lay’s Auctioneers / Site Lay’s Auctioneers)
As cartas foram enviadas para Susie e Tarek Kassem que foram amigos próximos de Diana por mais de 25 anos e foram confidentes de Lady Di.
A casa de leilão Lay’s Auctioneers classificou os itens revelados de “altamente pessoal”, “impressionante” e “confidencial”. Se a programação anunciada for seguida, o leilão das cartas deve ocorrer no dia 16 de fevereiro, daqui a duas semanas.
Uma das cartas data de 17 de fevereiro de 1996 e foi escrita em papel timbrado do Palácio de Kensington.
“Querida Susie”, começou Diana. “Obrigado por todas as coisas adoráveis que você me disse ao telefone esta noite… Você não tem ideia da alegria e da confiança que você e Tarek colocaram na minha vida e me considero extremamente sortuda por Tarek e você acreditarem em mim”.
Em outra carta, datada do dia 20 de maio de 1996, a Lady Di afirma que se soubesse que o processo do divórcio seria tão difícil não teria entrado com o pedido. “Se eu soubesse há um ano o que experimentaria ao passar por esse divórcio, nunca teria consentido. É desesperador e feio”
O casal que tem a posse desses raros documentos não pretendia deixar de herança para os filhos ou netos e decidiram colocá-los à venda. O dinheiro levantado será usado para ajudar instituições de caridade.
Entre outros relatos, Diana contou aos amigos o estresse que estava passando com uma separação em público. As cartas são um registro dos últimos dois anos de vida de Diana. “Estou passando por um momento muito difícil e a pressão é séria e vem de todos os lados. Às vezes é muito difícil manter minha cabeça erguida e hoje estou de joelhos esperando que esse divórcio aconteça”, escreveu a princesa.
Em 2 de dezembro de 1995, um dia depois que a rainha Elizabeth II aconselhou Charles e Diana a se divorciarem, ela escreveu: “Posso ter sido descrita como uma borboleta, mas não quero voar para longe desta família adorável”. Diana agradeceu repetidamente por estarem lá para ela: “Estou imensamente tocada com o quanto vocês dois são protetores de mim… não estou acostumada com isso!”.
A casa de leilão chamou Lady Di de “a mulher mais importante e influente do século 20”.
Charles e Diana se separaram em 1996 e um anos depois ela morreu em um acidente de carro em um túnel em Paris, na França.