China retira título e confisca troféus de campeão de xadrez que consumiu álcool

Yan Chenglong conquistou torneio nacional de Xiangqi, mas perdeu o posto por ‘comportamento inadequado’ em hotel

China- O xadrez da China se viu em meio a um escândalo, nesta terça-feira (26), depois que um campeão da modalidade perdeu o título ao ser acusado de comportamento inadequado. Yan Chenglong, 48 anos, se tornou campeão chinês de Xiangqi, literalmente “xadrez do elefante”, uma versão tradicional de países asiáticos, na semana passada.

(Foto: Reprodução/ Shine.CN)

O esporte usa peões marcados com sinogramas, colocados nas interseções de um tabuleiro quadriculado e não em quadrados como a versão mais tradicional.

Mas a alegria de Yan durou apenas alguns dias já que a CXA (Federação Chinesa de Xiangqi)  anunciou nesta segunda-feira (25) a retirada do título de campeão por “comportamento inapropriado” e “alteração da ordem pública”.

Depois da conquista em 17 de dezembro, “o senhor Yan consumiu álcool em seu quarto do hotel junto a outras pessoas”, detalhou a CXA. “Depois, no dia seguinte, fez coco na banheira do quarto, danificando a propriedade do hotel”, disse a federação em comunicado no qual se denuncia um comportamento “contrário à ordem pública e aos bons costumes”.

Além de perder o título, Yan também foi proibido de competir por um ano e todos os troféus conquistados em 2023 serão confiscados, anunciou a entidade.

As competições de Xiangqi na China dividem, geralmente, prêmios de milhões de euros para os ganhadores. Mas a federação teve que comentar também as acusações de trapaças recebidas por Yan.

De acordo com mensagens publicadas nas redes sociais, o competidor teria usado um plugue anal inteligente para receber dicas de jogo transmitidas por um computador.

“É impossível neste momento confirmar que o senhor Yan tenha trapaceado por meio de ‘plugue anal'”, declarou a CXA, que, na semana passada, havia exaltado o “espetacular nível de jogo” do torneio que Yan Chenglong faturou. Neste dia, nas fotografias da organização, o competidor aparecia orgulhosamente com o troféu e o certificado de ganhador.

Anúncio