‘Cometa do Século’ poderá ser visto a olho nu em todo o Brasil

No Brasil, a melhor janela de observação começará a partir de 12 de outubro, após o pôr do sol

São Paulo – O cometa C/2023 A3, apelidado de ‘Cometa do Século’, poderá ser observado no céu brasileiro nas próximas semanas. O fenômeno alcançará o ponto mais próximo do Sol em sua órbita nesta sexta-feira (27), e deve determinar se o cometa sobreviverá à intensa radiação solar.

(Foto: © X / @dominickmatthew)

Após o dia 12 de outubro a posição do cometa no céu mudará, permitindo que ele seja visto no horizonte oeste, logo após o pôr do sol. A expectativa é que atinja uma luminosidade entre 3,0 e 2,0 de magnitude, tornando possível a observação sem necessidade de equipamentos especiais.

Para quem aprecia o fenômeno, é possível acompanhar  por meio de aplicativos de observação de estrelas, como Star Walk 2 e Sky Tonight, que ajudam a localizar o cometa de acordo com a localização e o horário. As condições climáticas e a trajetória do cometa podem influenciar na visibilidade, e em algumas regiões do país pode ser necessário o uso de telescópios ou binóculos para observá-lo.

Existe a possibilidade do cometa se desintegarar durante a aproximação ao Sol. Mas a expectativa é que ele sobreviva e continua a trajetória, proporcionando aos brasileiros a chance de assistir a um dos mais esperados eventos astronômicos do ano.