EUA – O Congresso dos Estados Unidos se reuniu nesta segunda-feira (6) para formalizar a vitória de Donald Trump nas eleições. Esse é um procedimento essencial na democracia americana, que, exatamente quatro anos atrás, foi interrompido por uma violenta invasão do Capitólio por apoiadores de Trump, incitados por falsas alegações de fraude eleitoral.

(Foto: Reprodução Intagram @realdonaltrump)
Embora o ataque ao Capitólio ainda fosse uma lembrança viva, levando a um reforço significativo da segurança em Washington, a sessão transcorreu de maneira tranquila e durou pouco mais de 30 minutos. Ao final, a vice-presidente Kamala Harris, também presidente do Senado, confirmou a vitória de Trump, que obteve 312 votos no Colégio Eleitoral.
Kamala Harris, falando na terceira pessoa, anunciou que “Kamala D. Harris, da Califórnia, recebeu 226 votos”, o que foi saudado por aplausos dos democratas presentes. A sessão começou às 15h (horário de Brasília), com Kamala liderando os trabalhos ao lado de Mike Johnson, recém-eleito presidente da Câmara pelo Partido Republicano. Durante o processo de certificação, membros do Congresso leram os resultados eleitorais de cada estado, em ordem alfabética.
O vice-presidente eleito, J.D. Vance, participou da sessão no Capitólio como senador por Ohio, cargo que ainda ocupa até a posse presidencial. Ele foi aplaudido quando a vitória republicana em seu estado foi confirmada. Enquanto isso, Donald Trump permaneceu na Flórida.
Apesar de sua derrota nas eleições, Kamala Harris descreveu seu papel na certificação como uma “obrigação sagrada” para assegurar a transição pacífica de poder, em uma mensagem divulgada antes da sessão. “Nossa democracia pode ser frágil”, afirmou. “E é responsabilidade de todos nós defender os valores mais caros.” Ao contrário do ocorrido há quatro anos, desta vez Kamala aceitou a derrota, e os democratas não levantaram objeções à certificação dos resultados.