Criança compra peixe na internet, mas recebe crocodilo quase extinto

Filhote de espécie ameaçada, com meio metro de comprimento e altamente agressivo, surpreendeu a família da criança

São Paulo – Um garotinho chinês recebeu um filhote de crocodilo criticamente ameaçado de extinção, ao invés do peixe que havia comprado pela internet. A entrega foi registrada na cidade de Dezhou, no noroeste do gigante asiático.

Segundo o jornal Qilu Evening News, a caixa com o réptil foi aberta pelo pai da criança, que se deparou com um jovem crocodilo-siamês, de aproximadamente meio metro de comprimento e altamente agressivo.

Após o encontro inesperado, o morador selou o pacote novamente e o levou até a polícia local, onde buscou ajuda para lidar com a situação inusitada.

Criança chinesa comprou peixe pela internet, mas recebeu filhote de crocodilo quase extinto (Foto: Reprodução /Sina Weibo)

As autoridades acionaram um especialista de um safári da cidade, que determinou a idade do animal entre 3 e 4 meses. Desde 2012, os crocodilos-siameses estão classificados como “criticamente em perigo” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

As leis chinesas de proteção à vida selvagem só permitem a compra e a criação de um animal do tipo após exame rigoroso para emissão de registro. No entanto, Li Cheng, policial do departamento de segunda pública de Dezhou, lembra que é extremamente perigoso a tutela sobre um crocodilo-siamês, que pode chegar a 4 m de comprimento na fase adulta.

A ZTO Express, empresa responsável pelo envio do réptil, informou que não permite entregas com animais vivos. Mesmo assim, caso a ocorrência seja confirmada pelas autoridades, a unidade da empresa que recolheu o pacote deve ser penalizada, afirmou o jornal digital The Paper.

Anúncio