Criminosos vandalizam 85 túmulos judaicos em ataque antissemita

Prefeito da cidade de Charleroi disse que lápides foram danificadas e emblemas da estrela de Davi foram roubados dos túmulos

Bélgica- A Prefeitura de Charleroi, na Bélgica, condenou um ato do vandalismo antissemita em que pelo menos 85 túmulos judaicos foram danificados e emblemas da estrela de Davi foram roubados de um dos cemitérios da cidade.

(Foto: Comission/ Divulgação)

O ato criminoso foi descoberto nesta quarta-feira (22) por um coveiro que trabalha no local. Uma investigação foi aberta, segundo uma reportagem da AFP.

“O local escolhido e o roubo de muitas estrelas de Davi deixam poucas dúvidas sobre a natureza antissemita das intenções”, afirmou o prefeito de Charleroi, Paul Magnette.

“Em nome da cidade, condeno totalmente esses atos abjetos”, acrescentou Magnette, que disse ainda que pediu à administração da cidade que notificasse as famílias que tiveram túmulos vandalizados.

Apenas a seção judaica do cemitério foi afetada, o que confirmaria a natureza antissemita do ato criminoso.

A Bélgica registrou um aumento no número de atos e comentários antissemitas desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em 7 de outubro. A polícia local está monitorando mais de perto escolas judaicas e locais de culto.

Anúncio