Curiosos visitam vulcão para ver lava “tão laranja como o sol”

Erupção é classificada como de baixa intensidade

Islândia – As autoridades islandesas recomendam ficar longe da nova erupção vulcânica perto de Reykjavik, mas um grupo de espectadores não consegue resistir à atração da lava “tão laranja quanto o Sol”. Especialistas dizem que a erupção perto da pequena montanha de Litli Hrutur é de “baixa intensidade” por enquanto, mas as estimativas iniciais indicam que o fluxo é consideravelmente mais poderoso do que duas erupções anteriores, em 2021 e 2022, na mesma península de Reykjanes.

(Foto: Ilustrativa / Reprodução Pixabay)

“Quando o vento sopra assim, não faz tanto calor… é quente como uma fogueira”, disse à AFP Niall Lynch, um guia irlandês de 23 anos, enquanto observava os fluxos de lava perto de Litli Hrutur.

Do outro lado da fissura, o gás liberado pela erupção causa um calor “insuportável”. “Está muito quente lá dentro para ficar por muito tempo. É como 1.000 graus Celsius”, exclama ele.

Esta área desabitada, localizada 30 quilômetros a sudoeste da capital islandesa, esteve adormecida por oito séculos, mas registrou um aumento na atividade vulcânica nos últimos dois anos.

A falha eruptiva aumentou para cerca de 900 metros durante a noite, em relação aos 200 e 300 metros iniciais, afirmou o Escritório Meteorológico da Islândia (IMO) nesta terça-feira, em seu relatório atualizado.