Estocolmo – Os cientistas norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian ganharam o Prêmio Nobel de Medicina de 2021 por suas descobertas de receptores para temperatura e tato nesta segunda-feira (4).
O prêmio de mais de um século é concedido pela Real Academia de Ciências da Suécia e vale o equivalente a R$ 3.9 milhões (10 milhões de coroas suecas).
BREAKING NEWS:
The 2021 #NobelPrize in Physiology or Medicine has been awarded jointly to David Julius and Ardem Patapoutian “for their discoveries of receptors for temperature and touch.” pic.twitter.com/gB2eL37IV7— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 4, 2021
As descobertas inovadoras dos cientistas “permitiram entender como o calor, o frio e a força mecânica podem iniciar os impulsos nervosos que nos permitem perceber e nos adaptar ao mundo ao nosso redor”, aponta o documento da premiação ao citar que o conhecimento passou a ser usado para desenvolver tratamentos para inúmeras doenças, incluindo a dor crônica.
Os prêmios, por conquistas na ciência, literatura e paz, foram criados e financiados pela vontade do inventor da dinamite e empresário sueco Alfred Nobel. As entregas ocorrem desde 1901, com o prêmio de economia entregue pela primeira vez em 1969.
O Prêmio Nobel de Medicina muitas vezes vive na sombra do Nobel de literatura e paz, que têm seus laureados amplamente mais conhecidos. No entanto, a medicina foi lançada no centro das atenções pela pandemia da Covid-19, e alguns cientistas sugeriram que aqueles que desenvolveram vacinas contra o coronavírus poderiam ser recompensados com o prêmio.