Eleitores dos EUA vão às urnas votar para Senado, Câmara e governadores

Está em jogo a governabilidade do presidente democrata, Joe Biden

Estados Unidos – Os eleitores dos Estados Unidos vão às urnas nesta terça-feira (8) para eleger novos nomes para o Senado, Câmara dos Representantes e governadores de 36 das 50 unidades federativas do país.

(Foto: Reprodução/Pexels)

Mais do que os assentos de cada casa legislativa, está em jogo a governabilidade do presidente democrata, Joe Biden. De acordo com pesquisas, os republicanos devem eleger maioria mínima para o Senado, além de arrebatar a Câmara dos Representantes.

Esse movimento republicano, que deve comandar os poderes de Washington a partir de janeiro de 2023, ficou conhecido na imprensa americana como A Onda Vermelha, em alusão à cor do partido.

Diferentemente das eleições brasileiras, onde são utilizadas apenas urnas eletrônicas, os Estados Unidos utilizam vários tipos de equipamento. Cédulas de papel são mais comuns, mas em algumas unidades federativas, como Geórgia e Nevada, os eleitores votam de maneira digital.

Apesar de as urnas serem fechadas nesta terça-feira, a apuração para todos os Poderes levará alguns dias para ser concluída. Acompanhe abaixo no gráfico interativo do R7 os resultados de momento.

Anúncio