Estátua rara de 2.000 anos é encontrada em saco de lixo na Grécia

Descobertas acidentais de artefatos históricos são comuns no país europeu, reconhecido por seu vasto patrimônio arqueológico

Grécia – Uma estátua de mármore, datada de mais de 2.000 anos, foi encontrada abandonada dentro de um saco de lixo nos arredores de Tessalônica, na Grécia. A descoberta foi feita por um morador da região de Neoi Epivates, que, ao notar a peça próxima a um contêiner de lixo, decidiu entregá-la às autoridades locais.

(Foto: Divulgação/Polícia Federal da Grécia)

A escultura de aproximadamente 80 centímetros de altura, que retrata uma mulher e está sem a cabeça, passou por uma análise inicial de arqueólogos, que a identificaram como pertencente ao período helenístico (320 a.C. – 30 a.C.), época marcada pelo desenvolvimento da arte e cultura após as conquistas de Alexandre, o Grande.

O objeto foi encaminhado para um estudo mais detalhado e, posteriormente, será incorporado ao acervo de preservação da autoridade de antiguidades local, segundo a agência de notícias AP.

Quem jogou fora a relíquia?

A polícia iniciou um inquérito para determinar a origem da estátua e quem a descartou. Um homem chegou a ser detido para interrogatório, mas foi liberado sem acusações.

Descobertas recentes

Em dezembro, trabalhadores que instalavam um gasoduto próximo a Atenas encontraram uma estátua romana de Hermes, enterrada dentro de um poço revestido de tijolos próximo à Acrópole.