Explosões matam mais de 70 pessoas durante homenagem a comandante no Irã

Qassem Soleimani foi assassinado há quatro anos por um drone militar dos EUA, em operação ordenada por Donald Trump

Irão – Pelo menos 73 pessoas morreram em ‘explosões terroristas’ durante uma cerimônia na cidade de Carmânia, no leste do Irã, nesta quarta-feira (3), informou a imprensa estatal do país. Naquele momento, milhares de pessoas se reuniam em homenagem ao aniversário da morte do general Qassem Soleimani, alvo de um ataque americano em 3 de janeiro de 2020.

(Foto: Reprodução Twitter @palestinenow)

O grupo, segundo autoridades locais, faria uma homenagem a Soleimani – a morte do general, que era uma das pessoas mais influentes no Irã, completou quatro anos nesta quarta-feira (3). Cerca de 170 pessoas ficaram e precisaram ser socorridas, segundo a agência de notícias iraniana Mehr, que acrescenta que relatos não confirmados dão conta de que ‘sacos contendo bombas explodiram no meio da multidão’, reunida próxima ao cemitério onde Soleimani foi enterrado, em sua cidade natal.

Houve duas explosões em um intervalo de dez minutos.  Jornalistas locais relataram também ainda haverdiversos corpos espalhados pelo local.

O general Qassem Soleimani, morreu em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque. Soleimani estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá no dia 3 de janeiro de 2020.