Foto de suposto ‘gato-cobra’ raríssimo viraliza e divide a web; veja

Descrição da imagem aponta que esse é o ‘felino mais raro do mundo’. Mas será que ele existe mesmo?

EUA – As últimas semanas foram intensas em certas cantos da internet. Tudo por causa de uma imagem! A foto mostra o que foi chamado de “Amazon Snake Cat” (algo como “gato-cobra da Amazônia), descrito como “o felino mais raro do mundo”.

Muitos disseram que esse é o felino mais raro do mundo. (Foto: Reprodução / Twitter/@kamara2r)

As publicações  começaram a circular no início de março, e imediatamente muitos apontaram que a foto só poderia ser falsa, enquanto outros pediram calma para uma investigação mais detalhada.

Postagens com o gato (também chamado de Serpens Catus, um suposto nome científico em latim) apareceram no Twitter, Reddit, TikTok e Facebook.

Serpens catus é a espécie mais rara de felino da Terra. Esses animais vivem em regiões de difícil acesso da floresta amazônica e, portanto, são relativamente pouco estudados. As primeiras imagens capturando o gato cobra apareceram apenas em 2020″, disse um tuíte.

Desde o início, muitos desconfiaram de cara da suposta espécie raríssima. “Tentativa realmente grosseira de um nome latino falso. Um google sobre nomeação de espécies teria tornado isso muito menos óbvio”, disse uma resposta no Reddit.

@jennifferreyes467

#amazonia #animalesextrañostraños #gatosdetiktok

♬ Epic Drama – Lesfm & Magnetic Trailer

Muitos apontaram que o tal gato possuía um padrão de cores praticamente idêntico ao da serpente venenosa Boiga dendrophila, conhecida como cobra-gato com anéis de ouro, nativa do sudeste da Ásia.

Toda a controvérsia não impediu que imagem viralizasse intensamente, com perfis cheios de seguidores divulgando as mesmas informações duvidosas da publicação original.

Como ficou claro para muita gente, era tudo mentira pura e simples, a espécie não existe e jamais foi avistada por cientistas. No final de março, o tabloide Daily Mail descobriu a fonte de toda a farsa: um piadista russo chamado Alex Vasilev.

Em uma mostra da insanidade que é a internet, Alex afirmou ao jornal que nem sabe quem é o criador da imagem, mas suspeita que seja uma inteligência artificial.

“Aparentemente, um gato comum e a imagem de uma cobra de mangue foram usados ​​para criar o gato amazônico”, disse Alex, em entrevista ao Daily Mail, publicada no dia 22.

Alex contou que tirava fotos quando achou a imagem na galeria do celular dele, sem lembrar exatamente como ela havia chegado lá.

Imediatamente, ele publicou a foto no Facebook, em 8 de março, com a mesma legenda posteriormente copiada aos montes em tuítes e narrações do TikTok. E o resto é fácil de entender.

Cientistas suspeitam que o gato da foto é um gato-maracajá (Leopardus wiedii), que habita florestas da América Central e do Sul.

Após a farsa ser desmentida, Alex revelou um dos mecanismos do truque. “Se você adicionar um texto mais ou menos plausível à foto, será um sucesso”, escreveu ele no Facebook.

Anúncio