Fotógrafo amador faz registro impressionante de Saturno

Americano fez o clique no dia em que o planeta, famoso por seu anel, estava em seu ponto mais próximo da Terra

Los Angeles –  O astrofotógrafo amador Andrew McCarthy conseguiu fazer um registro impressionante de Saturno há uma semana, quando o planeta estava no ponto de sua órbita mais próximo da Terra, evento conhecido como ‘oposição’.

(Foto: Reprodução Instagram @cosmic_background)

Nesse período, em que a Terra está posicionada entre Saturno e o Sol, é possível fazer a observação do planeta e seus anéis a olho nu e é o melhor momento para conseguir imagens claras e com um brilho mais intenso.

McCarthy, que mora em Arizona, nos Estados Unidos, dirigiu até Los Angeles, no último domingo (14) para tirar as fotos com o céu limpo, já que em sua cidade o tempo estava nublado.

Ele usou duas câmeras, posicionando-as no topo de um prédio, e fez mais de 100 mil imagens de Saturno para encontrar o clique perfeito e mostrar detalhes dos famosos anéis do planeta.

“Isso foi capturado com o uso de um telescópio de 11 polegadas e duas câmeras, uma para cores e a outra para detalhes”, afirma McCarthy. O registro se deu “a partir de mais de 100 mil quadros de imagens individuais capturadas durante um período de cerca de 30 minutos nas primeiras horas da manhã”, completa, explicando o feito.

A ‘oposição’ ocorre a cada 54 semanas, então a próxima chance de observar essa oposição de Saturno será no dia 27 de agosto de 2023.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Andrew McCarthy (@cosmic_background)

Anúncio