Garoto de 10 anos é internado após intoxicação por água; entenda o quadro

Caso ocorre quando há uma ingestão de grandes volumes em curtos períodos de tempo

Estados Unidos- O pequeno Ray Jordan, de 10 anos, ganhou fama nos últimos dias após o relato, feito ao site do canal americano WIS-TV, de que teria sido internado após sofrer uma intoxicaçãopor água. De acordo com a imprensa internacional, o quadro aconteceu após a criança ingerir seis garrafas de água dentro do período de uma hora.

 (Foto: Divulgação / Freepik)

“Ele não conseguia controlar a cabeça, os braços nem nada. Suas funções motoras haviam desaparecido. Ele quase parecia estar drogado, bêbado, até mesmo com problemas mentais naquele momento”, disseram os pais, Stacy e Jeff Jordan, ao veículo.

O pediatra Nelson Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria, explica que a intoxicação por água acontece quando há uma grande ingestão do líquido em um curto período de tempo, hiponatremia, condição que gera diluição do sódio no corpo, diminuindo as quantidades disponíveis no organismo.

De acordo com o Manual MSD de Diagnósticos e Tratamentos, os primeiros sintomas são neurológicos, podendo incluir dores de cabeça, confusão mental, inconsciência, convulsões e até mesmo levar ao coma.

Ejzenbaum completa que também podem ocorrer vômitos. Caso a pessoa tenha uma intoxicação e não pare de consumir água, o quadro pode vir a se tornar fatal, embora seja raro.

“A recomendação é que sejam ingeridos cerca de três litros de água ao longo do dia. Dentro desse período, o corpo humano é capaz de processar até 15 L, mas não é comum que a gente tome tudo isso. O problema é tomar um grande volume em um curto período de tempo”, afirma o pediatra.

Ejzenbaum alega que crianças, idosos e pessoas com algumas doenças podem ser mais afetadas pela intoxicação por água, apresentando maior quantidade de sintomas e com maior gravidade.

“Se o quadro for muito severo, pode ser necessária a internação hospitalar, fazendo a reposição com soluções salinas ou isotônicos, que contêm sódio e potássio”, complementa.

Anúncio