Guarda costeira dos EUA confirma que submarino implodiu com todos a bordo

A OceanGate, empresa responsável pelo submarino Titan, confirmou a morte dos cinco tripulantes

Canadá –  A Guarda Costeira dos Estados Unidos, confirmou na tarde desta quinta-feira (22), que as partes encontradas no mar, são do submarino Titan, da OceanGate, que estava desaparecido. De acordo com as informações iniciais, o casco de fibra de carbono do submarino implodiu, matando todos a bordo instantaneamente.

(Foto: Reprodução / Twitter)

“Em nome da Guarda Costeira dos EUA e de todo o comando unificado, ofereço minhas mais profundas condolências às famílias”, disse o contra-almirante John Mauger. “Eu só posso imaginar como isso tem sido para eles”, acrescenta.

O contra-almirante John Mauger diz que “não parece haver nenhuma conexão” entre os ruídos subaquáticos detectados na missão de busca e salvamento e a localização no fundo do mar.

De acordo com a CNN Internacional, a OceanGate, empresa responsável pelo submarino Titan, confirmou a morte dos cinco tripulantes. Partes do do submersível foram encontradas a 500 metros dos destroços Titanic na manhã desta quinta-feira.

A OceanGate, publicou uma nota em que diz acreditar que todos os cinco tripulantes da embarcação estão mortos. “Agora acreditamos que as vidas do nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidas”.

Leia a nota na íntegra:

“Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam.

Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família OceanGate é profundamente grata aos inúmeros homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos de grande alcance e trabalharam arduamente nesta missão.

Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias.

Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso”.

O submarino deixou de fazer contato com o navio de apoio no domingo (18), após ter iniciado a descida em direção aos destroços do Titanic. Na quarta-feira (21), as equipes de resgate detectaram “ruídos subaquáticos” na área do desaparecimento.  As buscas tinham entrado no quarto dia nesta quinta-feira(22), e as chances de encontrar os cinco ocupantes com vida eram cada vez menores.

A bordo do Titan estavam o milionário britânico Hamish Harding, presidente da Action Aviation; o paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente da Engro, e seu filho Suleman; o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista nos destroços do Titanic; e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions.

**Matéria atualizada ás 15h32**