Influenciadora causa polêmica ao anunciar que quer doar silicone

De acordo com Renato J. Freitas, cirurgião plástico, não é aconselhado reutilizar o produto que estava em outra pessoa

Estados Unidos- A influenciadora americana Neyllen Asheley, que tem mais de 2,5 milhões de seguidores nas redes sociais, causou polêmica nesta semana ao anunciar que vai retirar e leiloar as próteses de silicone que tem nos seios. De acordo com o site Daily Star, ela chegou a investir o equivalente a R$ 86 mil em três cirurgias para turbinar as mamas, que ficaram com 1255 ml de silicone, as maiores próteses disponíveis e autorizadas nos Estados Unidos.

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Ainda segundo o site, Asheley decidiu reverter os procedimentos, pois estava “sentindo fortes dores de cabeça”.

O comunicado de que vai doar as próteses gerou dúvidas nas redes sociais se seria seguro o reaproveitamento de silicone. De acordo com Renato J. Freitas, cirurgião plástico, não é aconselhado reutilizar o produto que estava em outra pessoa.

“De forma alguma, esta prática é inconcebível, não somente desaconselhada, pois além do silicone ser único para cada indivíduo. Cada formato e volume são selecionados individualmente”, explica.

“Além do risco de ruptura e risco de rejeição do corpo, não existem estudos científicos e informações de outros riscos já que tal aplicação é simplesmente impraticável na medicina. A OMS (Organização Mundial de Saúde) e, aqui no Brasil, o Ministério da Saúde, representado pela Anvisa, não permitem essa prática”, completa o especialista.

Segundo Freitas, as ‘dores de cabeça’ relatadas por Asheley precisam ser analisadas. “[Ela tem que] solicitar exame de ultrassom para identificar a causa e acompanhar, pois existem fatores hormonais, pequenos traumas, mastites pós-gestação que podem estar associados, além de seromas que são acúmulos de líquidos ao redor da prótese”, diz.