Inventor desenvolve robô que permite que cobras ‘andem’

O dispositivo dispõe de um longo cano transparente com quatro pernas feitas de plástico

Estados Unidos – “Eu realmente me sinto mal pelas cobras, elas perderam as pernas e ninguém está tentando encontrá-las, ninguém além de mim”.

(Foto: Reprodução / Youtube Allen Pan)

É com base nesse discurso que o engenheiro youtuber de Los Angeles, nos Estados Unidos, Allen Pan, decidiu criar um um robô para permitir que cobras “andem”. O dispositivo dispõe de um longo cano transparente com quatro pernas feitas de plástico, conectadas a uma placa controladora.

Em um víde, publicado no seu canal, o engenheiro mostra uma cobra dentro do aparelho, com a cabeça para fora, enquanto o robô se movimenta junto com ela.

As “pernas” podem ser ativadas sem fio com o uso de uma pequena etiqueta presa em um chaveiro e programada em um laptop.

O desejo de Pan era um design em que a cobra “pudesse escolher colocar ou tirar” o dispositivo, para que o animal não fosse forçado a entrar em aparelhos contra sua vontade, o que seria antiético.

No vídeo, o animal pode ser visto com a língua para fora, um sinal de que está tentando ter uma noção do ambiente ao seu redor. “Não consigo superar a imagem da cobra rastejando em seu exoesqueleto robótico”, disse Pan.

Anúncio