Irã contra Israel! Reunião da ONU dura 25 minutos e termina sem resolução

Secretário-Geral alertou para escalada do conflito na região

Israel- A reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU (organização das Nações Unidas) na tarde deste domingo (14) terminou sem aprovação de resolução relativas aos ataques do Irã contra Israel, ocorridos entre a noite desse sábado (13) e a madrugada deste domingo (14). O encontro, convocado pela manhã, durou cerca de 25 minutos, em Nova York, nos Estados Unidos.

(ESKINDER DEBEBE/UN PHOTO – 8.4.2024)

Na abertura da sessão, o secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou que a escalada do conflito na região está levando o Oriente Médio a um estágio de “extremo perigo”, com potencial risco de “guerra total”.

“A ONU proíbe uso da força contra a integridade territorial de Estados-membros ou que esteja contra os propósitos das Nações Unidas. O princípio da inviolabilidade deve ser respeitado em todos os casos, de acordo com o direito internacional, como disse ao condenar o ataque ao consulado iraniano [no início deste mês]”, destacou Guterres. A agressão do Irã contra Israel ocorreu em resposta ao ataque israelense contra o consulado iraniano.

O secretário-geral defendeu cessar-fogo na região. “É hora de evitar o confronto militar em múltiplas frentes. Temos a responsabilidade compartilhada de evitar essa escalada, visto que os civis já estão pagando o preço mais alto”, pediu.

Anúncio