Israel – Israel anunciou, nesta quinta-feira (23), que atacou e destruiu parte da infraestrutura usada pelos terroristas do Hezbollah no Líbano. O país faz fronteira com o norte do território israelense, e são registrados ataques quase que diários na região. Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), a ofensiva contra alvos dos terroristas foi realizada por caças e helicópteros do Exército de Israel.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um míssil é disparado, atinge um alvo e na sequência ocorre uma grande explosão.
Segundo o porta-voz das FDI, a ofensiva abateu também um drone que estaria sendo controlado remotamente pelos terroristas e neutralizou um local usado para disparar mísseis antitanque.
O grupo que atua no território libanês é aliado dos terroristas do Hamas e tem uma relação próxima com o Irã.
A guerra na região teve como estopim a ação terrorista do Hamas que massacrou 1.200 pessoas e sequestrou outras 240 no dia 7 de outubro.
Em resposta, o Exército de Israel realiza bombardeios na Faixa de Gaza e, desde o início de novembro, faz incursões por terra com soldados e veículos blindados.
O envolvimento do Hezbollah no conflito é uma reação aos ataques israelenses contra alvos do Hamas.
מטוסי ומסוקי קרב של צה”ל תקפו תשתיות טרור ואתרים לשיגור רקטות של ארגון הטרור חיזבאללה בשטח לבנון בתגובה לשיגורים לעבר שטח מדינת ישראל מוקדם יותר היום. כוחות צה”ל תקפו באמצעי הלחימה “עוקץ פלדה” תשתית צבאית של ארגון הטרור חיזבאללה בשטח לבנון >> pic.twitter.com/vqXHZNVt41
— דובר צה״ל דניאל הגרי – Daniel Hagari (@IDFSpokesperson) November 23, 2023