Argentina – Javier Milei, presidente da Argentina, durante uma entrevista concedida ao canal internacional CNN, nesta quinta-feira (25) chamou o presidente da Colômbia Gustavo Petro de “comunista assassino”. A declaração abriu uma crise diplomática entre os dois países.
Durante a entrevista a apresentadora pediu Milei fizesse alguns comentários sobre políticos argentinos e sul-americanos, um deles foi Gustavo Petro. Ao falar sobre o presidente, Milei disparou: “Comunista assassino que está afundando a Colômbia”.
Em comunicado, a chancelaria da Colômbia indicou que as falas de Milei “ignoram e violam os profundos laços de amizade, compreensão e cooperação que historicamente uniram a Colômbia e a Argentina” e, portanto, “pede imediatamente consultas com o embaixador Camilo Romero”.
Em rede social, o embaixador colombiano classificou o líder do país platino de “hipócrita”, ao dizer que o argentino xinga Petro, enquanto pede por aprovação para seu novo embaixador na Colômbia. O diplomata ainda mencionou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Francisco, que também foram alvo de ataques do presidente argentino.
Milei es un hipócrita.
Mientras hoy le solicita a nuestro gobierno beneplácito para su nuevo embajador en Colombia, llama asesino al presidente @petrogustavo.
Había atacado ya a Lula (Brasil) y hasta al Papa Francisco.
Podemos pensar distinto, pero la región y la hermandad…
— Camilo Romero (@CamiloRomero) January 26, 2024