Estocolmo – Louise Glück é a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2020, anunciou a Academia Sueca, nesta quinta-feira (8), por “sua inconfundível voz poética que com austera beleza torna universal a existência individual”. Segundo o comitê, o resultado foi recebido com surpresa pela poetisa.
BREAKING NEWS:
The 2020 Nobel Prize in Literature is awarded to the American poet Louise Glück “for her unmistakable poetic voice that with austere beauty makes individual existence universal.”#NobelPrize pic.twitter.com/Wbgz5Gkv8C— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 8, 2020
Louise Glück nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, em 22 de abril de 1943. Ela é escritora-residente e professora de inglês na Universidade de Yale.
A primeira obra de Louise foi Primogênito (1968) e, com a publicação, ela foi considerada uma das poetisas mais proeminentes da literatura contemporânea americana.
Ao longo dos anos, Louise recebeu diversos prêmios importantes, como o Pulitzer, em 1993, e o Prêmio Nacional do Livro, em 2014. A última coleção dela, inclusive, é Faithful and Virtuous Night, publicado no mesmo ano da mais recente honraria.
Louise é a 16ª mulher a vencer o Prêmio Nobel de Literatura e receberá 10 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 6, 3 milhões. A cerimônia presencial de entrega do prêmio aos vencedores, que aconteceria em dezembro, em Estocolmo, foi suspensa neste ano por conta da pandemia de Covid-19.
Nesta sexta-feira (9), o comitê organizador do prêmio anuncia a pessoa ou a equipe vencedora do Nobel da Paz. A premiação termina na segunda-feira (12) com o anúncio do vencedor em Economia.