Lula receberá o título de Cidadão Honorário de Paris

A honraria será entregue na próxima segunda-feira (2), pela prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo; estarão presentes Dilma Rousseff e Fernando Haddad

Manaus – Na próxima segunda-feira (2), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o título de Cidadão Honorário de Paris. A honraria será entregue pela prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, durante uma cerimônia na própria sede da Prefeitura.

Decisão de agraciar Lula como Cidadão Honorário da capital francesa partiu do Conselho de Paris (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A honraria é um reconhecimento ao legado do ex-presidente no combate à miséria e sua luta contra a fome. A viagem de Lula até Paris é um convite da própria Anne Hidalgo.

Entre os convidados estarão a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro Fernando Haddad.

Antes dessa cerimônia, haverá uma visita ao Jardim Marielle Franco, uma homenagem à vereadora carioca que foi assassinada em março de 2018, no Rio de Janeiro. O jardim foi inaugurado em setembro do ano passado.

A decisão de agraciar Lula como Cidadão Honorário da capital francesa partiu do Conselho de Paris, em outubro do ano passado.

“Os direitos civis e políticos do ex-Presidente da República Federativa do Brasil, particularmente engajado na luta contra as desigualdades sociais, foram desprezados”, diz o convite oficial do evento.

Em 8 de novembro do último ano, Lula saiu da prisão após cumprir 580 dias de detenção na sede da Polícia Federal de Curitiba. Sua soltura foi uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

Anúncio